Projeto “Alô, Alô Pais!” é apresentado à sociedade de Itaperuna
O projeto “Alô, Alô Pais!” tem como objetivo ajudar aos pais a exercerem a autoridade sobre os filhos com bom senso e segurança, de forma que o jovem se desenvolva bem e consiga se situar no mundo. Lançado oficialmente no dia 06 de outubro, na Escola Municipal Francisco de Mattos Ligiéro, o projeto tem grandes possibilidades de obter êxito perante a sociedade.
Serão 19 palestras ministradas nas escolas municipais do dia 07 de outubro até 24 de novembro, com oficinas, dinâmicas e reflexões sobre educação com limites. Resgatar valores como respeito, solidariedade, companheirismo, fraternidade e partilha são metas a serem alcançadas pelo projeto.
Segundo Sandra Valadão, psicóloga do Conselho Tutelar, o projeto foi exposto aos diretores das escolas e bem aceito entre eles. “É uma tentativa de conversar, refletir junto com pais e Escola, de forma que possamos mostrar a importância dos pais como agente educador de seus filhos”, diz a psicóloga. Para Luísa Hoffman, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), temos todos que estar atentos às modernidades dos tempos atuais. “Os tempos são outros e não podemos esperar que com todas essas mudanças as coisas fiquem sob-controle. Alguma coisa está errada, temos que colocar a mão na consciência e fazer a mea culpa”, diz.
Quem também compareceu ao evento foi Franciney França, secretário de Ação Social, Trabalho e Habitação. O secretário abordou a relação cordial que existe entre o governo municipal e as entidades envolvidas com o projeto. França, que também é educador, abordou a questão da transferência de responsabilidade. “A sociedade está tão confusa, que os pais se perderam em todo o processo educacional, transferindo a responsabilidade da educação dos filhos aos professores”.
Já o secretário de Educação Flávio Lemos fez uma sucinta abordagem sobre o projeto e mencionou a necessidade de se ampliar a discussão sobre o tema. “Com essa abordagem, o projeto mapeia a situação, que nos possibilita fazer uma reflexão e abrir uma discussão sobre essas questões. Precisamos buscar soluções práticas para esses problemas. Nós temos que provocar diálogos entre os palestrantes, pais, professores e manter uma comunicação efetiva entre todos”.
O secretário de Educação ainda abordou a necessidade de a Escola abrir suas portas para receber a comunidade, através de atividades recreativas e esportivas. Patrícia Carla Boechat, presidente do Conselho Tutelar, destacou a importância da família como alicerce na educação das crianças e adolescentes. De acordo com Sérgio Martins, presidente do CMDCA, o projeto “Alô, Alô Pais!” vem atender às necessidades imediatas da sociedade e levantar discussões que possibilitem a aproximação dos poderes constituídos junto à comunidade. Também participaram do evento Augusta Diniz, representante do presídio Diomédes Vinhosa Muniz, o Major Carlos, representando o 29º Batalhão de Polícia Militar, professores, diretores e membros da sociedade civil.
Objetivos do projeto “Alô, Alô Pais!”
- Garantir os direitos e deveres de cidadania a crianças e adolescentes;
- Ressaltar a responsabilidade da família, do Estado e da comunidade de garantirem seus direitos e deveres em relação à educação das crianças e adolescentes;
- Orientar os pais, fornecendo auxílio para uma educação com limites;
- Referenciar aos pais a noção de autoridade sem autoritarismo;
- Fortalecer vínculos efetivos entre pais e filhos;
- Sensibilizar sobre a importância do resgate de valores como: respeito, solidariedade, companheirismo, fraternidade e partilha.
Related News

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More

Menino de 14 anos sofre tentativa de homicídio em Bom Jesus do Itabapoana
Um adolescente de 14 anos foi vítima de tentativa de homicídio, na comunidade de NovaRead More
Comments are Closed