Espaço Maestro Amado Pereira de Cerqueira é inaugurado em Itaperuna

Certa vez, uma pessoa escreveu em um belo texto que tudo o que há, um dia poderá deixar de ser. Mas nunca poderá deixar de ter existido se não fosse a memória. Nossa memória é o que de fato nos faz existir. Porém, uma pequena “falha” ou “falta de atenção” nos impede de lembrar e, em muitos casos, conhecer e desfrutar de parte da história de nossas vidas e sociedade.
Dando a devida importância à essa memória e aos ensinamentos deixados por algumas personalidades que fizeram a diferença em Itaperuna, algumas pessoas com iniciativas inovadoras, retribuem de maneira cuidadosa e carinhosa esses ensinamentos. Há quatro meses, Anna Maria (a tia Bey), fundadora da Escola de Música Amado Pereira de Cerqueira em 1966, partiu para ver novas paisagens, deixando um acervo de documentos históricos, músicas e outras diversas importâncias. Diante de todas essas riquezas e lembranças, Luís Marcelo de Cerqueira resolveu compartilhar com a comunidade essa história, abrindo em sua casa a “Sala da Bey”. Depois de alguns ajustes e reformas, a sala da casa onde Bey viveu durante muito tempo, é hoje um pequeno centro histórico.
Nesta sala, chamada de “Espaço Maestro Amado Pereira de Cerqueira”, estão reunidos objetos pessoais do maestro, as composições de Amado Pereira de Cerqueira, acervo da biblioteca da Escola de Música contendo dezenas de partituras clássicas, álbuns e coleções de compositores eruditos, arranjos de MPB, temas e trilhas de novelas e filmes para piano e teclado, arranjados idealizados pela Tia Bey, além de escritos e documentos históricos da fundação da Escola de Música Amado Pereira de Cerqueira.
O espaço é aberto ao público para pesquisa, obedecendo a uma regra de agendamento de horários. A sala também tem o propósito de dar continuidade aos trabalhos da Escola de Música, envolvendo outras atividades artísticas e manifestações culturais. O projeto envolve aulas de música, aulas de educação artística para crianças e encontro de músicos e saraus, que já acontecem freqüentemente.
“Praticar cultura e estar envolvido com a música é o verdadeiro propósito da sala. Quem sabe um dia, possamos transformar esse espaço em um projeto maior”, diz Luís Marcelo. Melhores informações podem ser obtidas através do telefone (22) 3824-5336.
Related News

Primeira edição do Sisu 2019 deve abrir mais de 235 mil vagas
O Ministério da Educação (MEC) informou que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai ofertar, noRead More

Despedida de 2018 terá dois dias de festa em Porciúncula
A ansiedade é grande para a chegada do próximo ano. E a Prefeitura de PorciúnculaRead More
Comments are Closed