Main Menu

Chuvas deixam pelo menos 124 mortos em El Salvador

Equipes de resgate ainda buscam sobreviventes
Equipes de resgate ainda buscam sobreviventes

As chuvas torrenciais provocadas por uma baixa pressão sobre o Pacífico e a passagem do furacão Ida deixaram pelo menos 124 mortos e vários desaparecidos em El Salvador, que decretou estado de emergência.

Depois de ameaçar a costa do México, Ida começou a se afastar da Península de Yucatán, sudeste do país, sem provocar vítimas ou grandes danos, e segue agora para a costa dos Estados Unidos.

O presidente salvadorenho, Mauricio Funes, decretou na noite de domingo estado de emergência em todo o país em consequência das chuvas que, segundo anunciou, deixaram 124 mortos até o momento.

“Hoje é um dia muito triste para o país e para este governo desde que assumi a presidência e um dos mais trágicos de que tenhamos memória. Quero que minhas palavras sejam de condolência para as famílias das 124 vítimas identificadas até o momento”, declarou Funes em rede nacional de rádio e televisão.

Com o decreto de estado de emergência nacional, o governo poderá destinar recursos especiais para as vítimas, mas Funes não revelou o valor que será usado para atender os afetados e reparar os danos.

O país também começou a receber ofertas de ajuda internacional, de países como Cuba, Japão, Panamá, Venezuela e Guatemala, além da União Europeia e da ONU, anunciou o chanceler Hugo Martínez.

“A ajuda internacional começará a ser canalizada a partir de segunda-feira”, afirmou Martínez, sem precisar o tipo de auxílio oferecido por cada país.

Segundo o balanço mais recente das autoridades de Proteção Civil, 7.000 pessoas estão abrigadas em 37 locais provisórios.






Comments are Closed