CMDCA de Itaperuna prima pela transparência administrativa
A reunião do mês de novembro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Itaperuna aconteceu no dia 10, nas dependências do CMDCA e contou com a participação de membros do Conselho Tutelar.
Na oportunidade foram realizadas as leituras da ata da última reunião e do relatório da 7ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente que aconteceu recentemente no Rio de Janeiro. Posteriormente foram abordados assuntos de ordem administrativa e agendadas ações que contribuam para com a assistência das crianças e adolescentes do município.
De acordo com Sérgio Martins, presidente do CMDCA, todas as ações do Conselho serão apresentadas à sociedade no final do ano. “Queremos elaborar um relatório técnico e prático de forma que qualquer leigo possa entender os gastos. Vamos apresentar essas contas no final do ano. Queremos que todos os atos sejam transparentes, inclusive com a publicação no Diário Oficial do Município. Não queremos que paire nenhuma dúvida, queremos tudo bem transparente”, afirma. O CMDCA assiste os projetos “Quem ama Educa”, “Menina mulher”, “Musi@rte”, “Desate Esse Nó” da APAE e o projeto “Resgate de criança e adolescente vítimas de abuso ou violência sexual”.
É POSSÍVEL ABATER PARTE DO IMPOSTO DE RENDA EM BENEFÍCIO AOS PROJETOS SOCIAIS DA CIDADE
De acordo com o artigo 260 do Estatuto da Criança e do Adolescente, os contribuintes poderão deduzir do imposto devido, na declaração do Imposto sobre a Renda, o total das doações feitas aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, no valor de 6% para pessoa física e mínimo de 1% para pessoa jurídica.
“Há pessoas que têm medo de fazer a doação para o fundo municipal por que pensam que o dinheiro vai para a prefeitura. O município não meche nesse recurso! Somente o tesoureiro e o presidente do Conselho têm acesso a essa verba, que são aplicadas em projetos sociais”, esclarece Sérgio Martins. O presidente ainda destacou alguns benefícios para a realização das doações, dentre eles, a satisfação de aplicar recursos em projetos municipais, bem como a facilidade para fiscalizar a empregabilidade do dinheiro. “Trabalhamos com total transparência. Além da fiscalização do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado, o próprio doador pode fiscalizar o uso do dinheiro”.
É simples e prático realizar uma doação. Basta ir ao banco e fazer o depósito na conta do CMDCA. De posse do recibo, dirija-se à sede do Conselho para pegar o comprovante de depósito. O recibo é igual ao modelo da Receita Federal. O CMDCA está situado na Rua Oswaldo Aranha, 153, Centro (próximo à prefeitura, antiga Biblioteca Municipal). Para melhores informações, entre em contato através do telefone: (22) 3822-8935, ou através do e-mail:
Related News

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More

Menino de 14 anos sofre tentativa de homicídio em Bom Jesus do Itabapoana
Um adolescente de 14 anos foi vítima de tentativa de homicídio, na comunidade de NovaRead More
Comments are Closed