Main Menu

Secretário de Saúde de Itaperuna fala sobre Dengue em entrevista ao Mania de Saúde

O secretário Municipal de Saúde de Itaperuna Carlos Alberto Malta Carpi foi o entrevistado deste mês no Mania de Saúde
O secretário Municipal de Saúde de Itaperuna Carlos Alberto Malta Carpi foi o entrevistado deste mês no Mania de Saúde

O secretário Municipal de Saúde de Itaperuna Carlos Alberto Malta Carpi é o entrevistado do próximo mês no jornal Mania de Saúde, o assunto em pauta é a Dengue em Itaperuna. Segundo o último levantamento do Índice de Infestação Predial (IIP), a porcentagem de domicílios da cidade com a presença de focos do mosquito está em 0,67%. O índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS), é de até 1%.

Carlos Alberto disse à repórter Rosana Vinhosa que várias medidas estão sendo tomadas no sentido de evitar o crescimento da doença na cidade. Uma delas é a intensificação dos trabalhos dos agentes de saúde nas residências, além do lançamento, (no último dia 7 de novembro), do dia ‘D’ Municipal de Combate à Dengue, realizado na Concha Acústica, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

“Nós também já temos a parceria do 29º BPM de Itaperuna que ajuda a intensificar o combate ao mosquito da Dengue”, acrescentou o secretário, que no ensejo fala da administração municipal. “O prefeito Claudão e o vice Paulada não medem esforços para combater a Dengue. Todos nós devemos contribuir para vencermos essa luta”, enfatiza Carlos Alberto.

Secretarias unidas contra a Dengue

As Secretarias Municipais de Saúde e Educação realizaram, no início do mês de novembro, dia 7, o Dia ‘D’ Municipal de Combate à Dengue. O evento, que acontece paralelamente nos PSF e escolas municipais da cidade, visa chamar a atenção da população para que não deixe a doença voltar a índices alarmantes como no passado.

O Dia ‘D’ municipal, que teve sua concentração na Concha Acústica, contou com a apresentação da Banda Musical do 29º BPM, caminhada com apitaço dos participantes pelo calçadão no Centro, além de atividades educativas, com dramatização dos alunos da rede municipal e serviços de saúde. “Temos que manter a vigilância e a população pode nos ajudar nessa missão. Todos são chamados a tomar medidas para evitar a reprodução do mosquito Aedes aegypti, como vedar a caixa d’água e manter o ambiente livre de depósitos sem utilidade”, destacou o secretário.

De acordo com a secretária Municipal de Educação Maria Luiza Soares Lacerda, todas as escolas da rede municipal estão engajadas pela causa. “Desde a educação infantil, ensino regular até o EJA (Educação de Jovens e Adultos), estamos envolvidos neste trabalho”, ressalta a secretária.






Comments are Closed