Secretário de Saúde de Itaperuna fala sobre Dengue em entrevista ao Mania de Saúde

O secretário Municipal de Saúde de Itaperuna Carlos Alberto Malta Carpi é o entrevistado do próximo mês no jornal Mania de Saúde, o assunto em pauta é a Dengue em Itaperuna. Segundo o último levantamento do Índice de Infestação Predial (IIP), a porcentagem de domicílios da cidade com a presença de focos do mosquito está em 0,67%. O índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS), é de até 1%.
Carlos Alberto disse à repórter Rosana Vinhosa que várias medidas estão sendo tomadas no sentido de evitar o crescimento da doença na cidade. Uma delas é a intensificação dos trabalhos dos agentes de saúde nas residências, além do lançamento, (no último dia 7 de novembro), do dia ‘D’ Municipal de Combate à Dengue, realizado na Concha Acústica, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
“Nós também já temos a parceria do 29º BPM de Itaperuna que ajuda a intensificar o combate ao mosquito da Dengue”, acrescentou o secretário, que no ensejo fala da administração municipal. “O prefeito Claudão e o vice Paulada não medem esforços para combater a Dengue. Todos nós devemos contribuir para vencermos essa luta”, enfatiza Carlos Alberto.
Secretarias unidas contra a Dengue
As Secretarias Municipais de Saúde e Educação realizaram, no início do mês de novembro, dia 7, o Dia ‘D’ Municipal de Combate à Dengue. O evento, que acontece paralelamente nos PSF e escolas municipais da cidade, visa chamar a atenção da população para que não deixe a doença voltar a índices alarmantes como no passado.
O Dia ‘D’ municipal, que teve sua concentração na Concha Acústica, contou com a apresentação da Banda Musical do 29º BPM, caminhada com apitaço dos participantes pelo calçadão no Centro, além de atividades educativas, com dramatização dos alunos da rede municipal e serviços de saúde. “Temos que manter a vigilância e a população pode nos ajudar nessa missão. Todos são chamados a tomar medidas para evitar a reprodução do mosquito Aedes aegypti, como vedar a caixa d’água e manter o ambiente livre de depósitos sem utilidade”, destacou o secretário.
De acordo com a secretária Municipal de Educação Maria Luiza Soares Lacerda, todas as escolas da rede municipal estão engajadas pela causa. “Desde a educação infantil, ensino regular até o EJA (Educação de Jovens e Adultos), estamos envolvidos neste trabalho”, ressalta a secretária.
Related News

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More

Menino de 14 anos sofre tentativa de homicídio em Bom Jesus do Itabapoana
Um adolescente de 14 anos foi vítima de tentativa de homicídio, na comunidade de NovaRead More
Comments are Closed