“Fartura no Campo” faz convênio para desenvolvimento da pecuária leiteira

O programa “Fartura no Campo” busca aumentar a produtividade do homem do campo de maneira simples e bem planejada, sempre focando o gerenciamento das propriedades. Para que isso aconteça, a Secretaria Municipal de Agricultura de Itaperuna disponibiliza técnicos e equipamentos para que o produtor rural possa ter condições de trabalho. Um dos objetivos do programa é incentivar a diversificação das atividades, como hortifrutigranjeiro, avicultura, piscicultura, suinocultura, apicultura e leite, o que possibilita ao produtor alternativas para a multiplicação da renda.
Recentemente o programa realizou um convênio com a Universidade Iguaçu (Unig), para o desenvolvimento da pecuária leiteira em Itaperuna. O convênio foi firmado com a prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde. Os alunos do curso de Medicina Veterinária (a partir do 4º período) são treinados e capacitados pelos profissionais da Secretaria de Agricultura, responsáveis pelo programa “Fartura no Campo”.
De acordo com Décio Zampier, secretário de Agricultura, os interessados passaram por uma avaliação e uma entrevista. Dez alunos foram aprovados e já estão participando dos treinamentos. “O programa quer trabalhar com alunos que estejam realmente interessados no que temos a passar, por isso foram muito bem avaliados”, comenta. Os treinamentos acontecem em algumas das propriedades cadastradas no “Fartura no Campo”, são 20 no total, que servem como propriedade modelo para as demais propriedades da região.
Além de treinar e capacitar os futuros médicos veterinários para trabalhar no gerenciamento da pecuária leiteira, a parceria irá proporcionar uma melhor assistência técnica ao produtor rural, bem como, transformar as propriedades beneficiadas em geradoras de renda para o município. Os alunos são treinados dentro da metodologia do “Fartura no Campo”, por profissionais qualificados, dentre eles Anípio Vicente (médico veterinário), Rogério Ventura (médico veterinário), Eduardo Castro (engenheiro agrônomo) e o secretário Décio Zampier, também engenheiro agrônomo.
O modelo do convênio é baseado em um programa custeado pela Nestlé, na cidade de Viçosa (MG), onde existe há 21 anos. Em Itaperuna será custeado pela prefeitura local. “Lá, são treinados 20 alunos por turma e os 20 saem do estágio empregados. Sempre existem empresas esperando por formandos. Esperamos que o mesmo aconteça aqui e estamos trabalhando para isso”, finaliza Décio.
Related News

Sebrae leva cafés especiais do Rio à Semana Internacional do Café
Oito cafés produzidos no Noroeste Fluminense integraram a mostra. O Sebrae Rio montou um estandeRead More

Secretaria de Agricultura de Itaperuna, com apoio da FIPERJ e EMATER-RIO, finaliza a construção da unidade demonstrativa de piscicultura no município
Objetivo do projeto é incentivar os produtores na criação de tilápia A Secretaria Municipal deRead More
Comments are Closed