“Fartura no Campo” é destaque em Itaperuna
O ano de 2009 foi bastante positivo para os produtores rurais de Itaperuna. Através do programa “Fartura no Campo”, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, algumas conquistas marcaram o ano. O programa busca aumentar a produtividade do homem do campo de maneira simples e planejada, sempre focando o gerenciamento das propriedades. A Secretaria disponibiliza técnicos e equipamentos para que o produtor rural possa ter boas condições de trabalho.
Um dos objetivos do programa é incentivar a diversificação das atividades, como hortifrutigranjeiro, avicultura, piscicultura, suinocultura, apicultura e leite, o que possibilita ao produtor alternativas para a multiplicação da renda. Outro aspecto importante do programa é a responsabilidade social. Evitar o êxodo rural é uma das preocupações da Secretaria de Agricultura.
Projetos diversificados e aquisição de maquinários fazem parte das conquistas de 2009 do programa “Fartura no Campo”. De acordo com Décio Zampier, secretário de Agricultura, o programa também beneficia aos moradores da zona urbana. “Hoje, os produtos que o município produz é consumido aqui mesmo. Sem o frete, o produto final sai mais barato para o consumidor e fazemos todo o dinheiro circular na própria cidade. Antes, esses produtos vinham de outras cidades e até mesmo de outros estados como São Paulo, Vitória e Belo Horizonte”, comenta.
Projeto “Horta Comunitária”
A Secretaria de Agricultura disponibilizou sementes e realizou acompanhamento técnico nas escolas, terrenos baldios e quintais que pudessem beneficiar moradores da comunidade. A idéia surgiu na tentativa de envolver toda a sociedade, usando a criatividade, criando espaços e até mesmo utilizando caixotes para iniciar uma pequena plantação.
Um folder explicando a importância dos legumes, verduras e como melhor utilizá-los evitando o desperdício, foi distribuído juntamente com as sementes. O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Emater-Rio.
As sementes distribuídas gratuitamente foram: alface, couve, jiló, quiabo, berinjela, espinafre, repolho, couve-flor, cenoura, feijão, cebolinha, chicória, beterraba, salsinha e outras. Foram distribuídos 10 mil kits de sementes beneficiando agricultores, colégios e residências.
“Antigamente 95% dos produtos hortifrutigranjeiros vinham de outros estados. Hoje, conseguimos reverter esse quadro. O dinheiro está circulando na cidade, produzimos alimentos sem o uso de agrotóxicos e estamos contribuindo com questões sociais”, diz o secretário. Nos primeiros meses do ano mais de R$ 800 mil circularam dentro do município através do programa “Fartura no Campo”, gerando emprego e renda.
Maquinário novo
A Secretaria de Agricultura de Itaperuna apresentou no mês de novembro a retroescavadeira Maxion 750 4×4, cabinada com ar condicionado, que proporcionará maior agilidade na prestação dos serviços. A máquina foi adquirida através do Programa de Desenvolvimento da Agricultura (Prodesa), do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pesca, com uma contrapartida da prefeitura de Itaperuna.
A retro encara qualquer tipo de terreno e possui caçamba e enchedeira maiores que os modelos mais antigos. É mais forte e realiza as tarefas em menor tempo. Segundo Décio Zampier a aquisição é uma grande conquista para o produtor rural. “Vamos melhorar ainda mais nossos serviços e os produtores continuarão recebendo atendimento de qualidade e gratuito”.
Depoimentos de Agricultores
Uma das propriedades que recebeu assistência da Secretaria de Agricultura está localizada na Estrada da Prata. Lá, por exemplo, foi disponibilizado caminhão para transporte de bambu e tubo de irrigação, houve preparo do solo, aração, apoio operacional e técnico, corretivo do solo com calcário e adubo, construção de reservatório para irrigação e empréstimo de maquinário.
O agricultor José Lenilson lembra o apoio recebido. “No início foi feito o preparo do solo, depois o pessoal da Secretaria enviou uma retro para perfurar um poço, de maneira que eu pudesse puxar água para irrigar a plantação”. Lenilson planta quiabo, abóbora, pepino, jiló e tomate. A plantação na qual trabalha beneficia diretamente a dez famílias. José Lenilson ainda fez um desabafo sobre a falta de recursos que os pequenos agricultores tiveram nos últimos anos e elogia a postura da Secretaria de Agricultura. “A falta de dinheiro atrapalha muito a nossa vida. Se não fosse o empréstimo do maquinário eu teria que pagar no mínimo 50 horas de serviço, aproximadamente R$ 2.500”.
O agricultor Osvaldo Couto, que possui um sítio no Morro Azul, aposta na plantação de quiabo, jiló, aipim, couve, taioba e coco. A pequena plantação proporciona o sustento de toda a família de Osvaldo, que pretende também, voltar a investir em gado leiteiro. O agricultor comercializa seus produtos na feira e em mercados da cidade.
Outro agricultor que recebeu assistência do programa “Fartura no Campo” foi Fabiano Rangel, que possui uma propriedade no Colibri. O agricultor investe nas plantações de taioba, mostarda, couve, alface, abobrinha, feijão, quiabo, vagem, jiló e milho. Pensando em diversificar o negócio, Fabiano investe também na criação de coelhos da raça Califórnia, Nova Zelândia e Fuzzy. “Vendo os filhotes para pet shop”, diz. As galinhas e galinholas são vendidas na feira, o que possibilita um ganho a mais para o agricultor.
De acordo com o secretário as propriedades assistidas pelo “Fartura no Campo” se encaixam no conceito de diversificação e rotação da cultura e ainda revela o segredo do programa. “O grande segredo é a diversificação. Vamos fazer de Itaperuna um grande cinturão verde, pois temos plenas condições para alavancar a agricultura na cidade”.
Related News

Sebrae leva cafés especiais do Rio à Semana Internacional do Café
Oito cafés produzidos no Noroeste Fluminense integraram a mostra. O Sebrae Rio montou um estandeRead More

Secretaria de Agricultura de Itaperuna, com apoio da FIPERJ e EMATER-RIO, finaliza a construção da unidade demonstrativa de piscicultura no município
Objetivo do projeto é incentivar os produtores na criação de tilápia A Secretaria Municipal deRead More
Comments are Closed