Vital Brazil produzirá medicamento para combate ao Alzheimer
Novidade para os doentes de Alzheimer do país: a partir do próximo ano o tratamento para a doença deverá ficar mais acessível à população nos polos de atendimento do governo. Isso porque hoje o Ministério da Saúde compra a medicação de uma empresa particular e paga também pela marca. A partir de 2010 até 2014, o ministério passará a receber do Instituto Vital Brazil (IVB) a produção do medicamento Rivastigmina, princípio ativo usado no tratamento da doença, o que ocasionará redução de 15% dos custos para o ministério no primeiro ano e mais 5% ao ano até 2014.
De acordo com o Ministério da Saúde a economia será de R$ 94 milhões em cinco anos. “Essa economia pode significar, também, um aumento do acesso ao medicamento pela população, se houver demanda para isso, o que acreditamos que exista”, afirma Antônio Werneck, presidente do IVB.
Baseado na demanda de 2008, o Vital Brazil calculou que a produção, em cinco anos, será de aproximadamente 27,5 milhões de cápsulas, além de cerca de 80 mil frascos da solução. O fornecimento para o Ministério da Saúde deve ser iniciado entre agosto e outubro do próximo ano. A produção será entregue às Secretarias Estaduais, que disponibilizarão o remédio em seus polos de atendimento para a população.
O instituto será o único laboratório oficial a produzir o medicamento para o Ministério da Saúde. Para a produção da Rivastigmina, o Vital Brazil incorporou-se à nova orientação do Governo Federal no campo da Saúde, que considera a estratégia de parcerias e de integração dos setores públicos e privados, e firmou acordo de parceria com a Laborvida, empresa vencedora de licitação pública. “Esta parceria gerou condições necessárias para desenvolver e produzir medicamentos, de alto valor agregado, com garantia total de qualidade, de forma verticalizada”, afirma Werneck, se referindo ao controle total sobre a fabricação do medicamento, desde a matéria-prima até a distribuição. A produção da parte líquida da Rivastigmina será feita no próprio Vital Brazil.
O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa, ainda incurável e terminal, descrita pela primeira vez em 1906 pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, de quem herdou o nome. Síndrome clínica decorrente de doença ou disfunção cerebral, a doença de Alzheimer caracteriza-se pela perturbação de múltiplas funções cognitivas, como memória, atenção e aprendizado, pensamento, orientação, compreensão, cálculo, linguagem e julgamento. Esses sintomas, às vezes, são acompanhados por deterioração do controle emocional, do comportamento social ou da motivação.
O Alzheimer instala-se usualmente de modo silencioso e desenvolve-se lenta e continuamente por um período de vários anos. Afeta geralmente pessoas acima dos 65 anos, embora seu diagnóstico seja possível também em pessoas mais novas. No Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer, existe cerca de 1,2 milhão de pessoas com a doença.
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed