Saúde realiza primeiro sarau em Itaperuna

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna realizou na noite de ontem, (14/12) o Primeiro Sarau da Saúde em Itaperuna. O evento, que contou com a presença do vice-prefeito Fernando Fernandes, o Paulada, teve o tema “Celebre a Vida” e foi realizado, no Itaperuna Tênis Clube com o objetivo de combater o isolamento social e cultural do idoso, causado pela falta de estímulos e de programações dirigidas à faixa etária.
Segundo a assistente social do Grupo de Reabilitação Rosangela Carvalho, com estas ações culturais se propõe direcionar a questão do tratamento da saúde para uma atividade que melhore os sintomas de quem está ou se sinta doente. “Quando se utiliza de um tratamento não farmacológico, associado à prescrição médica, a vida das pessoas tende a se tornar muito melhor”, disse a assistente.
Para a psicóloga Kátia Cardoso o evento traz inúmeros benefícios. “Tenho consciência que as apresentações musicais podem ser consideradas como diversão, arte e também como forma de reabilitação psicossocial de várias patologias que acometem não só aos idosos, mas aos outros grupos de faixas etárias distintas”, disse a servidora. A enfermeira responsável Lídia de Paula, que falou sobre o tema “envelhecer é uma arte”, disse que o sarau é uma conquista que atua de várias formas promovendo o resgate da auto-estima do idoso.
De acordo com o subsecretário de Saúde Valber Meireles, a Secretaria Municipal de Itaperuna não entende a “saúde” como apenas a ausência de doenças. “O gestor municipal de saúde, Dr. Carlos Alberto Carpi, vem apoiando projetos que visam ao bem-estar físico, mental e social de seus usuários, com uma visão holística, como recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS)”, afirma.
Meireles destaca que ser profissional da saúde exige hoje uma postura muito mais que de técnico com a formação acadêmica que lhe confira uma capacidade de atuar em nível biológico. É necessário que o profissional tenha capacidade de ver para além de uma realidade apenas de patologias físicas/clínicas. Requer profissionais preparados, não apenas para a assistência à saúde, como também para a sua promoção e para a prevenção de doenças, entendendo o SUS como elemento fundamental de uma sociedade justa, equânime e possível”, observou o subsecretário, que também foi responsável pela parte musical desenvolvida no sarau.
O vice-prefeito Paulada, que enalteceu os idosos dizendo que são “jovens com idade avançada”, disse que é contagiante a felicidade dos participantes do sarau. “Estão todos transbordando de alegria”, concluiu, após justificar a ausência do prefeito Cláudio Cerqueira Bastos, o Claudão.
Sarau reservou momentos de muita emoção e homenagens
Marcaram presença no Sarau o coordenador do Centro de Doenças de Alzheimer e Parkinson Edmilson de Moraes; a representante do Conselho Municipal de Saúde e do Fórum do Idoso Maria das Graças Silva; a responsável pelo setor de compras da Secretaria Municipal de Saúde Aparecida Joaquim, além da representante da Academia Itaperunense de Letras Luciana Pessanha, que no ensejo homenageou a ex-presidente da Academia Flora Carpi e Armênia de Paula como representante da sociedade civil.
Os grupos da 3ª idade que se apresentaram foram: O de Reabilitação Cognitiva; Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz); Academia Itaperunense de Letras; Associação Santo Antônio dos Pobres (Asapi); Feliz Idade; Centro de Saúde Dr. Raul Travassos; Grupo Alegria de Viver; Amei; Casa do Idoso Batista e Pastoral do Idoso da Matriz.
Related News

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More

Menino de 14 anos sofre tentativa de homicídio em Bom Jesus do Itabapoana
Um adolescente de 14 anos foi vítima de tentativa de homicídio, na comunidade de NovaRead More
Comments are Closed