Main Menu

Saúde realiza primeiro sarau em Itaperuna

I Sarau foi realizado em Itaperuna
I Sarau foi realizado em Itaperuna

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna realizou na noite de ontem, (14/12) o Primeiro Sarau da Saúde em Itaperuna. O evento, que contou com a presença do vice-prefeito Fernando Fernandes, o Paulada, teve o tema “Celebre a Vida” e foi realizado, no Itaperuna Tênis Clube com o objetivo de combater o isolamento social e cultural do idoso, causado pela falta de estímulos e de programações dirigidas à faixa etária.

Segundo a assistente social do Grupo de Reabilitação Rosangela Carvalho, com estas ações culturais se propõe direcionar a questão do tratamento da saúde para uma atividade que melhore os sintomas de quem está ou se sinta doente. “Quando se utiliza de um tratamento não farmacológico, associado à prescrição médica, a vida das pessoas tende a se tornar muito melhor”, disse a assistente.

Para a psicóloga Kátia Cardoso o evento traz inúmeros benefícios. “Tenho consciência que as apresentações musicais podem ser consideradas como diversão, arte e também como forma de reabilitação psicossocial de várias patologias que acometem não só aos idosos, mas aos outros grupos de faixas etárias distintas”, disse a servidora. A enfermeira responsável Lídia de Paula, que falou sobre o tema “envelhecer é uma arte”, disse que o sarau é uma conquista que atua de várias formas promovendo o resgate da auto-estima do idoso.

De acordo com o subsecretário de Saúde Valber Meireles, a Secretaria Municipal de Itaperuna não entende a “saúde” como apenas a ausência de doenças. “O gestor municipal de saúde, Dr. Carlos Alberto Carpi, vem apoiando projetos que visam ao bem-estar físico, mental e social de seus usuários, com uma visão holística, como recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS)”, afirma.

Meireles destaca que ser profissional da saúde exige hoje uma postura muito mais que de técnico com a formação acadêmica que lhe confira uma capacidade de atuar em nível biológico. É necessário que o profissional tenha capacidade de ver para além de uma realidade apenas de patologias físicas/clínicas. Requer profissionais preparados, não apenas para a assistência à saúde, como também para a sua promoção e para a prevenção de doenças, entendendo o SUS como elemento fundamental de uma sociedade justa, equânime e possível”, observou o subsecretário, que também foi responsável pela parte musical desenvolvida no sarau.

O vice-prefeito Paulada, que enalteceu os idosos dizendo que são “jovens com idade avançada”, disse que é contagiante a felicidade dos participantes do sarau. “Estão todos transbordando de alegria”, concluiu, após justificar a ausência do prefeito Cláudio Cerqueira Bastos, o Claudão.

Sarau reservou momentos de muita emoção e homenagens

Marcaram presença no Sarau o coordenador do Centro de Doenças de Alzheimer e Parkinson Edmilson de Moraes; a representante do Conselho Municipal de Saúde e do Fórum do Idoso Maria das Graças Silva; a responsável pelo setor de compras da Secretaria Municipal de Saúde Aparecida Joaquim, além da representante da Academia Itaperunense de Letras Luciana Pessanha, que no ensejo homenageou a ex-presidente da Academia Flora Carpi e Armênia de Paula como representante da sociedade civil.

Os grupos da 3ª idade que se apresentaram foram: O de Reabilitação Cognitiva; Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz); Academia Itaperunense de Letras; Associação Santo Antônio dos Pobres (Asapi); Feliz Idade; Centro de Saúde Dr. Raul Travassos; Grupo Alegria de Viver; Amei; Casa do Idoso Batista e Pastoral do Idoso da Matriz.






Comments are Closed