Secretaria de Ação Social se destaca em 2009

A Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação de Itaperuna se destacou no ano de 2009 devido à variada gama de serviços prestados. Além disso, a Secretaria desenvolveu projetos que beneficiaram muitas famílias na cidade e distritos.
Através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), por exemplo, promoveu regularmente atividades de prestação de serviços junto à população, como corte de cabelo, manicure, limpeza de pele, regularização de documentação, dentre outros. O CRAS ainda criou oportunidades com ações que promoveram o resgate da cidadania. O centro investiu na orientação de valores éticos e morais, com o propósito de oferecer à comunidade opções atrativas de atividades que motivaram e resgataram os jovens em situações de risco, aqueles vulneráveis ao álcool, à violência, à sexualidade prematura e às drogas, oferecendo lazer, atividades artísticas, culturais, educacionais e capacitação profissional.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que faz parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), oferece apoio e acompanhamento especializado a indivíduos e famílias que estejam em situação de ameaça e/ou violação de seus direitos sócio-assistenciais. O trabalho realizado pelo CREAS objetiva proporcionar a essas pessoas qualidade de vida, proteção a família e reparação aos possíveis danos causados pelo enfrentamento de situação que causam danos às suas vidas e convivência.
Já o programa Curumim, que atende a crianças na faixa etária de seis a 14 anos incompletos em situação de risco social é fruto de um convênio firmado pela prefeitura de Itaperuna com a Fundação para a Infância e Adolescência (FIA). A proposta do Curumim não se resume apenas no brincar por brincar, a programação é rotativa, com atividades diversificadas. A criança aprende a se organizar, a trabalhar em grupo e a se relacionar com as pessoas, além de ser estimulada a ser responsável. Os participantes têm a oportunidade de viver uma experiência de vida que possibilita a escolha de um caminho que resgate o seu lugar na sociedade. O projeto surgiu para sanar alguns problemas educacionais, como déficit de desempenho escolar e minimizar problemas sociais, como violência doméstica, urbana, drogas, dentre outros.
Secretaria de Ação Social atende a mais de 700 crianças e adolescentes

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) é um projeto de transferência direta de renda do Governo Federal para famílias de crianças e adolescentes envolvidos no trabalho precoce. Para receber a bolsa do programa, as famílias têm que assumir alguns compromissos, dentre eles, a freqüência mínima das crianças e adolescentes na escola, participação das famílias nas ações socioeducativas e de ampliação, e geração de renda que lhes forem oferecidas. Hoje, em Itaperuna, a Secretaria de Ação Social atende a mais de 700 crianças e adolescentes em seus projetos, sendo que 446 são assistidas pelo PETI.
O projeto Equoterapia também se destacou no ano de 2009. A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiências e/ou necessidades especiais. O projeto tem capacidade para atender a 22 pessoas, de todas as idades.
ProJovem
“Ser ProJovem é fazer a diferença nesta cidade, vocês estão aqui para se conhecerem”. Essas palavras foram mencionadas por Simone Medina, coordenadora do Projovem em Itaperuna, que recepcionou os alunos do projeto no Centro Poliesportivo, em uma das várias atividades ocorridas em 2009. Na ocasião aconteceram atividades físicas envolvendo os jovens dos bairros que possuem unidades do ProJovem: Surubi, Niterói, Horto, Cehab, Vinhosa e Aeroporto.
Com o tema “Juventude e Corpo” os adolescentes interagiram com os alunos do curso de Educação Física da Funita, que preparam uma série de atividades físicas, dentre elas o pólo aquático, queimada, cabo de guerra e circuito. “Essas atividades proporcionam desenvolvimento social, bem-estar, qualidade de vida e conhecimento do corpo. Além do mais, todo tipo de esporte ajuda na socialização do indivíduo”, disse Tatiana Luquetti, estudante de Educação Física.
De acordo com Medina, o ProJovem é de suma importância para inclusão social. “O programa é para que o jovem possa ser o protagonista da sua própria inclusão social, conhecendo seus direitos e deveres. Nosso desejo é que eles percebam o senso de responsabilidade, percebam que a juventude junta consegue fazer a diferença”, disse. A estudante Elaine Silva, do ProJovem da Cehab, aprovou a iniciativa. “Eu gosto de esporte. Tem muita gente que não tem oportunidade e o programa dá oportunidade pra gente”. Já Helivelton Lino, do ProJovem do Horto, aproveitou a tarde esportiva para fazer novas amizades. “A gente acaba conhecendo outras pessoas, fazendo novos amigos. Acho que deveria ter outras recreações como essa”, finalizou Lino.
O ProJovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) foi criado pelo Governo Federal com o intuito de enfrentar as altas taxas de abandono escolar e desemprego juvenil registradas no Brasil. Tem como objetivo promover a reintegração desses jovens ao processo educacional oferecendo oportunidade de qualificação profissional e de desenvolvimento humano.

A Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação ainda trabalhou intensamente durante o ano distribuindo roupas, cestas básicas e prestando toda atenção necessária à população de Itaperuna. Também inaugurou a “Padaria Escola”, formou novas turmas de “Bombeiros Mirins”, dentre outras atividades. A Secretaria funciona no Shopping Itaperuna Rio Center, Avenida Cardoso Moreira, Centro. Melhores informações podem ser obtidas através do telefone (22) 3824 6301.
Related News

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More

Menino de 14 anos sofre tentativa de homicídio em Bom Jesus do Itabapoana
Um adolescente de 14 anos foi vítima de tentativa de homicídio, na comunidade de NovaRead More
Comments are Closed