Pré-natal em Itaperuna: testes em papel de filtro agilizam diagnósticos

Praticidade e rapidez. Essas são algumas vantagens do teste pré-natal em papel filtro, apontadas por Teresa Cravo, representante do Programa Saúde da Mulher do Estado do Rio de Janeiro. O laboratório de Biomarcadores do Instituto Vital Brazil padronizou a tecnologia do teste pré-natal com papel de filtro. Semelhante ao teste do pezinho, com apenas uma gota de sangue da grávida, obtida através da punção do dedo da paciente ao papel de filtro, aplica-se, em laboratório, uma solução específica na amostra para que o marcador seja processado por uma reação bioquímica.
O exame deve ser feito no início da gravidez e no terceiro trimestre da gestação. A tecnologia elimina a necessidade de utilização de seringa e permite a identificação rápida e ágil de doenças infecciosas em gestantes. A tecnologia apresenta uma logística simples, que diminui os custos de todos os processos desde a coleta até o envio. O resultado das análises é de expressiva confiabilidade para esse tipo de triagem, com eficácia elevada e melhor custo-benefício. Com a prevenção, a população ganha em saúde e qualidade de vida, e a Secretaria de Saúde em economia.
“Essa capacitação aconteceu graças à parceria com a Secretaria de Saúde de Itaperuna, o Governo do Estado e o Instituto Vital Brasil. Em princípio, vamos percorrer todo o Noroeste Fluminense até o primeiro dia de fevereiro, capacitando e instruindo os funcionários das demais secretarias”, comenta Teresa Cravo. O biólogo Sidney Prates do Instituto Vital Brasil também participou do evento. “O curso viabiliza a facilidade no preenchimento dos formulários, na coleta de sangue em papel filtro, além da secagem do sangue, muito mais rápida. Bem como no envio da amostra. A melhoria do serviço é no todo, trazendo rapidez na entrega do resultado”, comenta o biólogo.
O resultado que anteriormente chegava em 30 dias, será agora em apenas 15 dias. O teste terá custo zero para o município e o paciente poderá fazer o exame a qualquer hora, sem a necessidade do jejum.
O teste ocorre da seguinte maneira: coloca-se uma gota de sangue do dedo da paciente no papel de filtro e aplica-se em seguida uma solução específica na amostra. Desta forma, o marcador será processado através de uma reação bioquímica. No processo, ajusta-se o mecanismo de leitura a uma freqüência de aproximadamente 100 amostras em 30 segundos. A tecnologia permite a identificação rápida de doenças infecciosas. O novo método de coleta de sangue é simples, eficaz e não precisa de condições especiais de armazenamento e transporte das amostras. O processo também elimina a necessidade de grandes investimentos em treinamento.
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed