Saúde de Itaperuna atua na capacitação sobre câncer de colo uterino e de mama

Enfermeiros de Itaperuna e integrantes das equipes de Estratégia de Saúde da Família participam no auditório do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, em Itaperuna, de um curso de capacitação sobre câncer de colo uterino e de mama, para atender a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que é realizar o exame citopatológico (preventivo) em 80% das mulheres entre 25 a 59 anos, e o exame clínico da mama em mulheres de 40 a 69 anos. A capacitação está a cargo do Nices (Núcleo da Informação, Comunicação e Educação em Saúde da Secretaria Municipal).
O curso foi iniciado na manhã de 24 de fevereiro com uma aula teórica ministrada pelo ginecologista Bruno Monteiro de Barros, que falou sobre as atribuições do enfermeiro da atenção básica no controle do câncer do colo do útero e da mama. Segundo o palestrante, um relacionamento baseado em confiança transmite tranqüilidade e segurança, que é o suporte terapêutico fundamental para a assistência. “A equipe de saúde deve valorizar as queixas da mulher e não minimizar seus problemas. Atuar no reconhecimento dos direitos da mulher e nos esclarecimentos das informações”, disse Barros.
No período da tarde foi ministrada uma oficina no auditório do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos. As atividades foram encerradas com uma aula prática. De acordo com Sandra Helena de Oliveira, enfermeira responsável, a capacitação acontece justamente visando ações mais concretas na Semana Internacional da Mulher, que acontece no início de março. “O câncer do colo de útero e câncer de mama foram inseridos como problemas a serem trabalhados, considerados prioridades da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde. É preciso cumprir as estratégias de controle com ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, recuperação e de cuidados paliativos preconizado pelo ministério da saúde”, disse a enfermeira.
O câncer esta entre as principais causas de morte entre as mulheres no mundo, e no Brasil ele é um problema de saúde pública. Fatores que contribuem são: DST (HPV – 95% dos casos de câncer do colo do útero), estresse, hábito alimentar, sedentarismo, sobrecarga de responsabilidades, competitividade, entre outros.
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed