Secretaria de Saúde e Defesa Civil cria 0800 para atender usuários de todo o Rio de Janeiro
A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) acaba de criar mais um canal de acesso para se aproximar do cidadão. Desde a última segunda-feira, dia 22, a Ouvidoria disponibiliza o número 0800 025 5525 para os usuários de todo o estado obterem informações diversas sobre serviços, e ainda fazerem reclamações e sugestões. Nos três primeiros dias foram realizados 102 atendimentos.
O objetivo é ampliar e fortalecer os canais de comunicação entre a população fluminense e os gestores da saúde estadual. A expectativa é ampliar o acolhimento das manifestações que hoje chegam a 600, entre ligações, e-mails e atendimentos presenciais. Antes pago e restrito à Região Metropolitana, o atendimento via telefone passa a ser gratuito e disponível para todos os 92 municípios do Estado.
– A Ouvidoria é a porta de entrada da manifestação do cidadão. Ao investir na criação de um novo meio que facilite a troca de informações, a Sesdec reforça a importância do controle social e a participação da população. Além, é claro, de dar respostas ágeis às demandas dos usuários – explica Márcia Lopes, ouvidora geral da Sesdec.
A manifestação é acolhida no 0800 e, dependendo da situação, pode ser resolvida pelo próprio operador ou encaminhada através de um sistema para a equipe de Análise e Tratamento das Manifestações da Ouvidoria Geral. Nesses casos, essa equipe fará a apuração e encaminhamentos necessários para a resposta ao cidadão.
Os atendentes do 0800 foram terceirizados e passaram por treinamentos com técnicos da Sesdec. Inicialmente o serviço está sendo realizado com seis operadores, mas a equipe pode ser ampliada em função do aumento da demanda.
– O Sistema Informatizado de Ouvidoria do Ministério da Saúde (Ouvidor SUS) está dando suporte a todo o atendimento da Ouvidoria Geral e nos possibilita o trabalho em rede dentro da Sesdec. Dessa forma podemos contar com todas as Subsecretarias e Superintendências, as Ouvidorias das Unidades Próprias, e os Colegiados de Gestão Regional e atingir todas as áreas envolvidas nos serviços da Sesdec – detalha Márcia.
O atendimento é de segunda à sexta-feira, exceto aos feriados, de 07h às 19h. O serviço está apto a receber chamadas de aparelhos fixos, orelhões e celulares.
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed