Main Menu

Vigilância Ambiental em Saúde intensifica o combate a vetores em Itaperuna

São vistoriados aproximadamente 1.200 imóveis por dia
São vistoriados aproximadamente 1.200 imóveis por dia

A Vigilância Ambiental em Saúde vem trabalhando incansavelmente no município de Itaperuna no combate a vetores. Só para se ter uma idéia, são vistoriados aproximadamente 1.200 imóveis por dia. Hoje, o Departamento Municipal de Combate a Vetores conta com 70 profissionais, dentre eles supervisores e agentes ambientais.

Segundo Aurélio Carneiro, coordenador do departamento, as visitas são realizadas bimestralmente ou dependendo do índice de contaminação de determinados bairros, as visitas acontecem diariamente. Durante as vistorias são aplicadas larvicida no controle do mosquito Aedes Aegypti.

Os agentes ainda contam com o apoio do Ultra Baixo Volume (UBV), o carro fumacê para o combate do mosquito em sua forma adulta. As pulverizações são realizadas de acordo com os índices entomológicos e epidemiológicos para cortar possíveis transmissões do vírus. Desde 2009 Itaperuna realiza através de seus agentes ambientais esse trabalho de controle em 22 localidades, sendo 12 em área urbana e dez em área rural.

“Em 2009 tivemos 22 casos de dengue em Itaperuna, sendo quatro autóctones e 18 importados. Ou seja, de pessoas que já vieram contaminadas de outros municípios. De 2009 para cá foram registrados alguns casos de dengue hemorrágica, mas todos vindos de municípios vizinhos. Graças a Deus ainda não foi constatada nenhuma morte pelo mosquito”, comemora o coordenador.

Aurélio afirma que em 2010 o trabalho continua intensivamente. “Este ano vamos continuar com o mesmo sistema de combate ao mosquito. Com determinação conseguimos êxito tendo como referência a informação em tempo real, que é a maneira mais inteligente de controlar o mosquito da Dengue”, finaliza.

Para melhores informações entre em contato com a Vigilância Ambiental em Saúde, através dos telefones (22) 3824-6293 (coordenação) e (22) 3824-2853 (posto de atendimento central).






Comments are Closed