Main Menu

Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária

DefesaMembros da Defesa Civil Municipal de Itaperuna estiveram presente na 1º Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária, que aconteceu em Brasília nos dias 23, 24 e 25 de março.

Com o tema “Por uma ação integral e contínua”, a conferência aconteceu depois da realização das etapas municipais e estaduais, onde foram discutidas diretrizes para uma maior eficiência e rapidez das Defesas Civis, entre elas: participação da sociedade desde o planejamento, com criação de conselhos; reativação do Fundo Nacional da Defesa Civil e a criação dos fundos estaduais e municipais; criação da carreira de agente de Defesa Civil e outras mais. Foram mais de 100 diretrizes aprovadas.

De acordo com o ministro da Integração Nacional Geddel Lima, o trabalho da Defesa Civil não se limita apenas aos momentos emergenciais e a parceria com a sociedade é de suma importância.  “Vamos implantar programas de prevenção nas áreas vulneráveis a enchentes, deslizamentos, inundações, estiagens e outros acidentes. O Sistema Nacional de Defesa Civil será mais eficaz com a participação da sociedade e mediante medidas de prevenção e esclarecimento à população. O trabalho será permanente e não apenas por parte dos elementos diretamente ligados ao atendimento das vítimas e áreas atingidas”.

A secretária Nacional de Defesa Civil Ivone Valente chamou a atenção para a visibilidade que a Defesa Civil conquistou nos últimos meses. “Vimos nos últimos meses, a Defesa Civil ocupar lugar de destaque na agenda política, na pauta da imprensa, nas conversas cotidianas e tornar-se tema de investigação científica de universidades, institutos e centros de pesquisa de vários estados. Sabemos que essa visibilidade, infelizmente, está associada aos últimos desastres que fizeram vítimas de Norte a Sul do país”.

O crescimento desordenado das cidades, a ocupação de áreas ambientalmente vulneráveis e os impactos das mudanças climáticas demandam ações integradas e o diálogo constante entre todos os setores dispostos a construir uma sociedade atenta aos riscos naturais, ambientais e tecnológicos.

O supervisor da Defesa Civil em Itaperuna Joelson de Oliveira foi um dos representantes dentre os 86 delegados do Estado do Rio de Janeiro. Estiveram presentes todos os estados da federação, aproximadamente 1.500 pessoas, dentre representantes da sociedade civil organizada, servidores públicos (federais, estaduais e municipais) e servidores públicos da Defesa Civil (federais, estaduais e municipais).






Comments are Closed