Dengue foi tema de palestra realizada pela Vigilância Ambiental em Saúde de Itaperuna

Funcionários de uma empresa multinacional, com filial em Itaperuna, participaram, no dia 14 de abril, na quadra do Complexo Esportivo Edgar Pinheiro Dias, de uma palestra sobre dengue. As orientações foram passadas, durante reunião interna da construtora, pelo coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Aurélio Carneiro. Na ocasião, foi falada a biologia do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e Febre Amarela (na área urbana), os principais criadouros, as medidas de controle e os sintomas das doenças.
Segundo Aurélio é importante as preocupações com os locais que podem vir a ser tornarem possíveis criadouros para as larvas do mosquito e a eliminação destes depósitos. “Orientamos aos trabalhadores para o perigo em deixar depósitos acumulados com água. Nossos números não são alarmantes, mas o perigo é constante devido Itaperuna ser uma cidade pólo do Noroeste e que tem um fluxo diário de mais de 20 mil carros”, disse o coordenador.
Medidas para evitar dengue no Presídio
Para evitar a ocorrência de dengue no presídio Diomedes Vinhosa Muniz, no Bairro Frigorífico, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental em Saúde, intensifica as ações para combater o foco do mosquito transmissor da doença e realiza no final deste mês palestras aos presos.
O combate à dengue não pára em Itaperuna
Mutirões e palestras educativas em escolas públicas e privadas são realizadas pela Vigilância Ambiental e o Nices em vários pontos da cidade para alertar a população sobre a importância de cada um fazer a sua parte. Uma das palestras ocorreu compenetrada no CES, no Bairro Cidade Nova. Lá, agentes do Nices juntamente com professores promoveram uma atividade diferenciada para um bom público.
Agentes da Vigilância Sanitária visitam as empresas e com ações de convencimento para mudar os hábitos dos trabalhadores falando dos riscos de eliminar focos ou possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
A Secretaria de Saúde desenvolve atividades em salas de aula para que os alunos da rede municipal de ensino recebam informações sobre a dengue. As escolas interessadas em receber orientações sobre a dengue podem agendar palestras na Secretaria Municipal de Educação pelo telefone 3824-8775.
A população também pode denunciar a presença ou mesmo a suspeita de criadouros de larvas do mosquito transmissor da dengue na Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria de Saúde pelos telefones: 3824-6293 ou 3824-2765.
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed