Orquestra Pixinguinha fará apresentação em Itaperuna
Orquestra Pixinguinha – 1º de maio no Teatro SESI
Reunindo craques dos sopros, cordas e percussão para reproduzir o som do mais original arranjador brasileiro
Uma comemoração ao Dia Nacional do Choro
Em 1987, o músico, arranjador e pesquisador Henrique Cazes encontrou uma coleção de arranjos inéditos de Pixinguinha na Biblioteca Nacional. Parte desta coleção foi gravada no ano seguinte em disco que foi lançado no Brasil, Japão e França. Assim surgiu a Orquestra Pixinguinha, reunindo craques dos sopros, cordas e percussão em torno do estilo do mais original arranjador brasileiro. O resultado foi tão bom que o que era inicialmente uma orquestra de estúdio foi para os palcos, sempre empolgando e fazendo dançar com os maxixes, polcas, choros e os sambas afro de Pixinguinha.
No Japão, o primeiro disco da Orquestra foi recebido com grande entusiasmo, gerando o Projeto “Brass Around the World”, que mapeou a música das bandas do mundo inteiro. Lançado em 1991 no Japão e Estados Unidos esse álbum nunca saiu no Brasil.
Em fevereiro de 1993, a Orquestra Pixinguinha marcou a passagem dos vinte anos da morte de Alfredo da Rocha Viana Filho com espetáculos em praças e teatros, além de uma participação de 8 minutos no encerramento do programa Fantástico da TV Globo.
Nas comemorações do centenário de nascimento de Pixinguinha, em abril de 1997, a Orquestra Pixinguinha lançou seu segundo disco: PIXINGUINHA 100 ANOS, que recebeu aclamação máxima da crítica.
Depois de alguns anos sem atuar, a Orquestra retornou a atividade em 2010 trazendo formação renovada, mas mantendo o compromisso de recriar fielmente o som do primeiro arranjador brasileiro. A participação de Pedro Miranda, cantor da novíssima geração do samba, tem dado especial brilho e animação às apresentações da Orquestra Pixinguinha.
Orquestra Pixinguinha
Henrique Cazes – direção musical, cavaquinho e regência
Andrea Ernest Dias – flauta e flautim
Gilson dos Santos e José de Arimatéia – trompetes
Daniel Garcia – sax alto
Rui Alvim – sax alto e clarinete
Macaé – sax tenor
Fabiano Segalote – trombone
Carlos Vega – tuba
Paulão – violão
Oscar Bolão – bateria
Beto Cazes – percussão
Cantor convidado – Pedro Miranda
Ingressos no SESI:
Orquestra Pixinguinha em Comemoração ao Dia Nacional do Choro, sábado, dia 1º de maio, às 20h: Ingressos a preços populares – R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia – Clientes SESI Clube, Terceira Idade e Estudantes)
Classificação: 12 anos
Realização: Sistema FIRJAN
Apoio: Faculdade Redentor e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Itaperuna
Mais informações: 3811-9200
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed