Governo do Estado apresenta plano de desenvolvimento sustentável e discute futuro do Noroeste Fluminense

Os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, e de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Alberto Messias Mofati, vão se reunir com prefeitos, secretários municipais e empresários da Região Noroeste nesta sexta-feira (7/5), às 10h, no Teatro Firjan / Sesi de Itaperuna.
Realizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Encontro Regional do Noroeste Fluminense apresentará propostas e soluções para promover o desenvolvimento econômico. Durante o evento, haverá apresentação da primeira fase do Plano de Desenvolvimento Sustentável para as Regiões Norte e Noroeste Fluminense.
Os participantes terão acesso direto a produtos e serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de suas empresas vinculadas – Junta Comercial, Investe Rio, Codin, DRM e Ipem. Prefeitos, secretários municipais, assessores e gestores públicos, empresários, empreendedores e demais lideranças presentes poderão contar com consultoria para atração de investimentos, metodologia para formação de Arranjos Produtivos Locais (APLs) e condomínios industriais, além de financiamentos com juros a partir de 2% ao ano, entre outros.
A programação será aberta pelos secretários estaduais Julio Bueno e Alberto Messias Mofati; pelo prefeito de Itaperuna, Claudio Cerqueira Bastos, e pelo presidente regional da Firjan, Antônio Boechat. Antes da abertura oficial, às 9h30m, Bueno e demais autoridades presentes estarão disponíveis para entrevistas à imprensa. O encontro é aberto aos jornalistas interessados em fazer a cobertura.
Mais sobre o Plano
O Plano de Desenvolvimento Sustentável para o Norte e Noroeste Fluminense é resultado do Projeto de Planejamento Estratégico, desenvolvido pelo Programa de Desenvolvimento de Macaé e Região (Prodesmar), com objetivo de promover a qualidade de vida da população das cidades que compõem a Bacia de Campos. Fruto da parceria entre Governo do Estado, Petrobras e prefeituras de 21 municípios, com apoio da Firjan e do Sebrae/RJ, o plano é coordenado pelo Consórcio Rionor, vencedor da licitação, e tem como meta a criação de uma carteira de projetos estruturantes para o desenvolvimento sustentável de longo prazo das duas regiões.
A primeira fase do estudo, que será apresentada durante o encontro, traça um diagnóstico da economia regional nos últimos 15 anos, por meio de um amplo levantamento do histórico socioeconômico de seus municípios. A segunda fase do plano deverá conter a previsão de cenários até 2040 e listar as condições necessárias para alavancar o desenvolvimento, com sustentabilidade, nos próximos 30 anos.
Fazem parte do projeto pela Região Norte os municípios de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra e pela Região Noroeste os municípios de Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá.
Encontro Regional do Noroeste Fluminense
Realização: Governo do Estado do Rio de Janeiro – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços
Local: Teatro da Firjan / Sesi de Itaperuna (Rua Deputado José de Cerqueira Garcia 883 – bairro Presidente Costa)
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed