Main Menu

Centro de Educação Tecnológico e Profissionalizante de Itaperuna usa a criatividade no combate ao mosquito

Coordenador da Vigilância Ambiental Aurélio Carneiro junto com a coordenadora do Cetep Cândida Pereira
Coordenador da Vigilância Ambiental Aurélio Carneiro junto com a coordenadora do Cetep Cândida Pereira

O Centro de Educação Tecnológico e Profissionalizante (Cetep), com o apoio da Prefeitura de Itaperuna através da Vigilância Ambiental em Saúde, vem realizando importante trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

Alunos e professores desenvolveram projetos que fomentam a informação não só dentro da Instituição, mas para a comunidade como um todo. Os trabalhos, verdadeiras campanhas de conscientização, foram realizados em Português, Inglês e Espanhol. O Cetep ministra cursos de idiomas, informática, manutenção de computadores, corte e costura, dentre outros. Importante ressaltar que todos os cursos são gratuitos.

O auge do projeto aconteceu na tarde de 20 de maio. Na ocasião os melhores trabalhos foram agraciados com diversas premiações e não faltou criatividade. Apresentação musical, trabalho artesanal, cartazes e vídeos disputaram os votos da comissão julgadora. Destaque para a adaptação de um dos alunos, que retirando uma história em quadrinhos da Internet, montou sua própria historinha em Língua Inglesa.

De acordo com Cândida Pereira, coordenadora geral do Cetep, a parceria com a Vigilância Ambiental é de fundamental importância para o sucesso do projeto. “É um trabalho brilhante que só conquista o sucesso através das parcerias. É um trabalho que diz respeito a todos, juntos, podemos vencer essa batalha”.

Já o coordenador da Vigilância Ambiental Aurélio Carneiro destacou as ações educativas e informativas do projeto. “É muito importante que mudemos os nossos hábitos. Temos sim, que vigiar nossas residências e até a de nossos vizinhos. A parceria com o Cetep é no sentido de multiplicarmos a informação e estamos conseguindo. Todos os esforços por parte da prefeitura estão sendo implementados. Não podemos parar por aqui, temos que dar seqüência ao trabalho”, diz.

A comissão julgadora avaliou todos os trabalhos, dentre eles, apresentação musical, trabalho artesanal, cartazes e vídeos
A comissão julgadora avaliou todos os trabalhos, dentre eles, apresentação musical, trabalho artesanal, cartazes e vídeos

O coordenador ainda aproveitou a oportunidade para esclarecer que muitos casos de dengue registrados no Hospital São José do Avaí são de municípios vizinhos.






Comments are Closed