Main Menu

Fluminense vence o Atlético no Mineirão

FluminenseQuem não se lembra da vitória sobre o Atlético-MG por 2 a 1, em uma noite chuvosa no Maracanã no final de outubro do ano passado? Aquele jogo foi um marco para o Fluminense, deixando para trás uma campanha difícil no Brasileirão de 2009 e começando a construção de um “Time de Guerreiros” que ficará marcado na história do clube. O destino caprichou no roteiro e desenhou mais um jogo épico na tarde deste domingo, mas dessa vez o cenário foi o Mineirão. O novo time de guerreiros, comandado pelo vitorioso Muricy Ramalho, venceu de virada o Galo por 3 a 1 e deu uma arrancada na tabela, chegando a vice-liderança da competição.

As coincidências não param por aí. A partida também marcou o reencontro de Fred, grande nome do jogo do ano passado, com o gol. Depois de infernizar a vida da zaga atleticana e parar nas mãos do goleiro Marcelo, o artilheiro ressurgiu aos 46 minutos do segundo tempo e fez o terceiro gol.

Carlinhos, o novo lateral esquerdo tricolor mais uma vez merece ser elogiado. O motorzinho do time ajudou muito no ataque e, oferencendo boas opções pela linha de fundo, acertou nos cruzamentos e provou que está se tornando uma peça fundamental de Muricy.

Épico também porque foi o jogo 150 de Conca pelo Fluminense. O xodó da torcida tricolor mais uma vez mostrou todo o seu talento e municiou o ataque com pelo menos três grandes passes açucarados, um deles resultou no gol de Alan, o segundo do time. O primeiro foi marcado pelo zagueiro Gum.

E por fim o que falar de Muricy Ramalho? O currículo do tricampeão brasileiro por si só já fala sozinho, mas como nós tricolores aprendemos a não acreditar em números o treinador faz questão de provar todo o seu talento rodada a rodada. A evolução do time é impressionante. Bem encaixado no 4-4-2, antigas peças voltaram a mostrar o seu valor, como é o caso de Diogo. Com isso, Diguinho também vem subindo de produção, valente na marcação e, com um pulmão de fazer inveja, liga os contra-ataques com muita velocidade. Outro achado foi Marquinho. Habituado a jogar improvisado na ala esquerda, o meia passou a mostrar eficiência em sua posição de origem e tem sido a válvula de escape pela esquerda. As suas boas atuações ajudaram também a evolução de Conca, mais livre para se movimentar pelos dois lados do campo.

Quem observa diariamente o trabalho de Muricy nos treinamentos e a consequência de cada jogada ensaiada no jogo, aprende a reverenciar o talento diferenciado do comandante e a acreditar que, como disse Fred nesta semana, ninguém segura o Fluminense. Será que o Atlético-MG mais uma vez será o divisor de águas tricolor, agora no Brasileirão de 2010? Quem sabe o destino capriche em um final ainda melhor, com o título de coroação do trabalho que começou naquele primeiro jogo com o Galo? Só o tempo vai dizer. Que chegue logo dezembro para sabermos o fim dessa história.

O JOGO:

Mal começou o jogo e logo aos dois minutos o Atlético-MG abriu o placar. O lateral-direito Coelho fez boa jogada, tabelou com Ricardinho e cruzou para Muriqui empurrar para o fundo da rede: 1 a 0.

O Fluminense revidou logo depois. Primeiro aos cinco minutos: Mariano cruzou para a área e Fred, na linha de fundo, cabeceou para fora. E depois aos 8′, Carlinhos arriscou da entrada da área por cima do gol.

Mas a melhor chance pintou aos 17′. Conca levantou na área, em lance muito ensaiado durante a semana, a bola passou por todo mundo e por no meio das pernas de Gum, que apareceu livre na pequena área, e o goleiro Marcelo desviou para escanteio.

Aos poucos o Flu foi se soltando em campo e tomando conta do jogo. Aos 29′, Marquinho arrancou pela esquerda e rolou no meio para Fred, que ganhou da marcação de dois zagueiros e chutou para o gol, mas o chute saiu fraco e Marcelo fez a defesa sem dificuldade.

Aos 32′, o lateral-esquerdo Junior, jogando como meia, fez boa jogada individual e encheu o pé da entrada da área, mas Rafael, atento ao lance, fez a defesa em dois tempos. Na sequência, Conca, com a camisa comemorativa aos 150 jogos pelo Flu, fez um lançamento preciso para Fred, na entrada da área, e ele cabeceou por cima do gol.

O Flu voltou diferente para o segundo tempo e Alan entrou no lugar de Rodriguinho, que não estava tão bem no jogo, como nas últimas rodadas em que foi um dos melhores do time. E foi dos pés do jovem atacante revelado em Xerém que surgiu a primeira chance tricolor na segunda etapa. Carlinhos arrancou em contra-ataque aos 10′, rolou para Diguinho, que também chegava com velocidade pelo meio, e o volante tocou para Alan, que chutou em gol mas a bola explodiu na zaga no meio do caminho.

Depois de tanta pressão e de ter 57% da posse de bola, o Flu chegou ao empate aos 15′. Marquinho cobrou escanteio, a bola passou por Leandro Euzébio e outro zagueirão, Gum, cabeceou no cantinho direito: 1 a 1.

Enquanto a torcida tricolor ainda comemorava o time conseguiu a virada, aos 18′. Fred arrancou com velocidade pela esquerda, rolou para o meio e Conca deu mais um passe preciso, dessa vez paraAlan. O jovem atacante perdeu um pouco o domínio da bola, mas se redimiu e conseguiu surpreender o goleiro Marcelo na linha de fundo, empurrando para o fundo da rede: 1 a 2.

Aos 22′ mais uma grande chance. Fred bateu de primeira, uma bomba, e goleiro Marcelo salvou o Atlético. A pressão tricolor continuou e dez minutos depois foi a vez de Mariano dar um passe açucarado para Fred. O artilheiro deixou a marcação para trás, mas o volante Lima conseguiu dar um toquinho na hora do chute e o goleiro Marcelo se antecipou bem para fazer a defesa.

E tome pressão do Flu. No minuto seguinte foi a vez de Conca quase quase marcar o terceiro gol. O argentino chutou colocado na entrada da área e o goleiro Marcelo se esticou todo, espalmando para escanteio.

Mas o Galo não estava morto no jogo. Aos 38′ Ricardinho deu um belo passe para Tardelli na pequena área e, embaixo do travessão, o atacante mandou por cima do gol. No minuto seguinte, Muricy fez a segunda alteração no time e colocou Julio Cesar no lugar de Marquinho.

Aos 43′ foi a vez de Gum salvar o Flu.Tardelli apareceu livre na entrada da área e o zagueiro conseguiu cortar o chute do atacante. Já nos acréscimos, Muricy fechou o time e colocou o zagueiro Digão no lugar de Conca. O argentino deixou o campo ovacionado pelos tricolores que marcaram presença no Mineirão.

Depois de tanto quase chegou a hora de Fred deixar a sua marca. Depois de o time sair com muita velocidade em contra-ataque, o artilheiro tabelou com Alan e tocou na saída de Marcelo. 3 a 1.

Ficha técnica:

Atlético-MG 1 x 3 Fluminense – Quinta rodada do Brasileirão 2010

Fluminense: Rafael, Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Diogo, Diguinho, Marquinho (Julio Cesar) e Conca (Digão); Rodriguinho (Alan) e Fred.  Técnico: Muricy Ramalho.

Atlético-MG: Marcelo, Coelho (Ricardo Bueno), Lima, Werley e Leandro; Zé Luís, Junior (Diego Macedo), Fabiano (João Pedro) e Ricardinho; Muriqui e Diego Tardelli. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)

Auxiliares: Alessandro Alvaro Mattos (Fifa/BA) e João Antônio Sousa Neto (DF).

Gols: Muriqui, aos 2’/1T (1-0); Gum, aos 15’/2T (1-1); Alan, aos 18’/2T (1-2); Fred, aos 46’/2T (1-3).

Amarelos: Fabiano, Lima (ATL) Marquinho, Mariano (FLU)

Vermelho: Não Houve.

Estádio: Mineirão






Comments are Closed