Secretaria de Saúde faz prevenção contra dengue em Itaperuna

A Secretaria de Saúde de Itaperuna, através do Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde (Nices) realizou recentemente uma palestra sobre a prevenção da dengue e o controle do mosquito Aedes aegypti, na unidade de ensino, Fundação São José.
O evento foi realizado pelos técnicos do Nices: Gesiney Botelho, Josely Galvão e Nilzeni Raimundo para os estudantes do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, que na ocasião, tiveram oportunidade de conhecer, aprender e participar com perguntas feitas diretamente aos profissionais sobre como se trabalha no combate ao mosquito transmissor. Por meio de recursos audiovisuais, os alunos assistiram a um vídeo que mostra o ciclo de vida do mosquito, da fase de ovo até se transformar em alado. Eles conheceram também como são as visitas domiciliares feitas pelos agentes ambientais e por que é tão necessária a inspeção nas residências.
Segundo Josely Galvão, a interação entre a população e os agentes deve ser de cumplicidade. “Os agentes colhem as informações e cruzam as orientações necessárias e precisas para a melhor estratégia e desenvolvimento do trabalho com relação ao ataque ao mosquito”, disse a técnica. De acordo com o coordenador do Nices Gesiney Botelho, a ordem do secretário municipal de Saúde, Marcos Tinoco de Oliveira, é não poupar esforços com relação às ações desenvolvidas para o controle do mosquito da dengue. “Ele já determinou que todo o material educativo esteja à disposição da comunidade, das escolas, instituições e conselhos, comércio, indústrias, clubes de serviços e outros, para que possamos realizar juntos o trabalho de conscientização e alerta para a eliminação de possíveis criadouros do mosquito”, afirma o coordenador.
SMS de Itaperuna realiza a sua parte
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Nices, fornece às Unidades de Ensino, sejam públicos ou particulares o apoio técnico/logístico, folder, cartazes e todo material informativo pertinente ao mosquito Aedes aegypti e a dengue, sobre as formas de proliferação e o melhor meio de eliminá-los.
“Nós não combatemos a doença dengue, fazemos sim a prevenção para minimizá-la. Agora, combatemos todos os dias, o vetor, o mosquito Aedes aegypti que a todo o momento nos ataca”, ressalta Botelho. “A Coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) é quem executa as ações de ataques estratégicos, no combate ao mosquito e o Nices é parceiro nesta empreitada. A CVAS empreende as ações com o carro fumacê e equipamentos destinados ao bloqueio do vetor e o corte da transmissibilidade do vírus. Para que isso aconteça de forma eficaz e consigamos um maior controle do mosquito, é necessário que a população faça a sua parte, destruindo em suas casas possíveis depósitos”, concluiu o coordenador.
Os diretores e coordenadores pedagógicos da unidade de ensino envolvidos na ação participaram da palestra e assistiram a todo o desenvolvimento dos técnicos da saúde. Segundo a diretora Kézia Coutinho da Silva, a Fundação São José está de portas abertas a ações que envolvam a saúde, ainda mais sendo dengue. “A resposta dos alunos sempre é imediata, pois trabalhamos muito o ano todo sobre os riscos dos criadouros do mosquito da dengue em nossas casas. Fazemos com que eles se envolvam com entusiasmo e se tornem multiplicadores das informações de conscientização sobre a doença”, realça a diretora.
Dicas do Nices para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue:
– Lave os vasos de plantas e bebedouros de animais com esponja, depois de escorrer a água, e coloque areia grossa até a borda do pratinho;
– Coloquem em sacos plásticos tampas de garrafas, latinhas, copos descartáveis e outros objetos que acumulam água. Feche bem os sacos e entregue ao gari da coleta seletiva de lixo da sua rua:
– Verifique se as calhas de sua casa não estão entupidas;
– Coloque desinfetante/cloro nos ralos, três vezes por semana e tampe-os;
– Limpe a caixa d’água a cada seis meses e verifique se está bem tampada;
– Guarde materiais de construção (telhas, lonas plásticas, baldes) sempre secos e protegidos das chuvas;
– Guarde garrafas viradas de boca para baixo em engradados vazados;
– Guarde pneus sempre secos, longe da chuva e bem cobertos ou encaminhe-os para reciclagem;
– Limpe as piscinas uma vez por semana, tratando-as com os produtos de forma correta. Se não for usá-la, cubra com uma lona bem esticada, para que não faça poças sobre a lona.
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed