“Fartura no Campo” incentiva plantio de hortas em escolas

O programa “Fartura no Campo” vem incentivando alunos e professores a realizar o plantio de hortas nas escolas com o propósito de conscientizar as comunidades no entorno das unidades escolares, sobre a importância do consumo de alimentos saudáveis, sem o uso de agrotóxicos. Além, é claro, de possibilitar o reforço na merenda escolar.
O “Fartura no Campo” desenvolve o projeto “Horta Comunitária”, que aproveita principalmente os espaços inutilizados nas escolas para o plantio de legumes e verduras. Uma das escolas com bastante espaço para estimular a iniciativa ao plantio é o Ciep 264, no Bairro São Matheus, que participou do projeto ano passado com excelentes resultados, e que agora, promete retomar as atividades de plantio com força total.
De acordo com Décio Zampiér, secretário Municipal de Agricultura, a iniciativa trará benefícios imediatos para a comunidade. “A população terá um alimento saudável, de baixo custo, que vai sair direto da horta para a mesa das famílias e para a merenda escolar. O manejo com a terra também é uma excelente terapia, ajuda as crianças e os próprios adultos a controlar o estresse”.
A Secretaria de Agricultura disponibiliza sementes e realiza acompanhamento técnico nas escolas. Um folder explicando a importância dos legumes, verduras e como melhor utilizá-los evitando o desperdício é distribuído para os alunos, juntamente com as sementes. As sementes distribuídas gratuitamente são: alface, couve, jiló, quiabo, berinjela, espinafre, repolho, couve-flor, cenoura, feijão, cebolinha, chicória, beterraba, salsinha e outras.

Fartura no Campo – O programa “Fartura no Campo” busca aumentar a produtividade do homem do campo de maneira simples e bem planejada, sempre focando o gerenciamento das propriedades. A Secretaria de Agricultura disponibiliza técnicos e equipamentos para que o produtor rural possa ter melhores condições de trabalho.
Um dos objetivos do programa é incentivar a diversificação das atividades, como hortifrutigranjeiro, avicultura, piscicultura, suinocultura, apicultura e leite, o que possibilita ao produtor alternativas para a multiplicação da renda. Outro aspecto importante do programa é a responsabilidade social, pois evitar o êxodo rural é uma das preocupações do programa.
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed