Main Menu

Curso de “Corte e Costura” é destaque em Itaperuna

O curso acontece as segundas e quintas no Galpão das Artes
O curso acontece as segundas e quintas no Galpão das Artes

Dentre os muitos cursos oferecidos gratuitamente à população itaperunense através da Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação, o curso de “Corte e Costura” vem se destacando por proporcionar aos alunos qualificação profissional. Com capacidade para atender a 50 alunos, o curso acontece às segundas e quintas, na Rua Maria Autália Boechat, 470, Aeroporto (Galpão das Artes), em dois horários: das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Para a instrutora Jane Pinheiro, o curso é uma excelente oportunidade para quem busca emprego. “O nosso trabalho é ensinar todas as técnicas de corte e costura, de forma que o aluno tenha condições de encarar o mercado de trabalho. Quando percebemos que o aluno está apto ao trabalho, nós o indicamos às confecções da cidade”, diz.

Segundo Rodrigo Amorim, instrutor de alfaiataria, o início do curso foi bastante difícil devido às condições de má conservação das máquinas. “As máquinas estavam de pernas pra cima, cheias de poeira e enferrujadas. Levei uns 15 dias para recuperá-las e hoje, estamos com 17 máquinas funcionando”, comemora. Amorim ainda destaca a força que a cidade possui quando se trata de confecção. “Existem muitas confecções na cidade que precisam de mão-de-obra qualificada e estamos proporcionando isso. Os produtos confeccionados em Itaperuna são conhecidos em muitas partes do Brasil”.

Já a instrutora Eunice Rios lembra que no dia 28 de junho acontece a formatura da primeira turma. “No dia da formatura nós vamos fazer uma exposição com o trabalho dos alunos. São almofadas, jogos de cozinha, lençóis, toalhas de mesa, colchas, fronhas e outros artigos”. A instrutora ainda lembra que a próxima turma vai iniciar as atividades no dia 05 de julho.

As irmãs Lucelena Ribeiro e Vera Ribeiro são alunas do curso e fazem planos para o futuro. Lucelena está pensando em comprar uma máquina para trabalhar em casa, deseja aumentar a renda familiar. Vera não pensa em trabalhar como costureira, mas caso precise estará apta. “Eu já tenho o meu trabalho. Gosto de costurar porque é uma terapia. Neste momento estou fazendo uma calça de uniforme para uma sobrinha que trabalha em um mercado. Aqui, cada dia a gente aprende uma coisa nova e eu me sinto apta a trabalhar na profissão”.

Todos os artigos produzidos pelos alunos são distribuídos aos projetos mantidos pela Secretaria de Ação Social, Trabalho e Habitação. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (22) 3824 6334. A Secretaria de Ação Social está situada no Shopping Itaperuna Rio Center, Avenida Cardoso Moreira, Centro. O telefone é: (22) 3824 6301.






Comments are Closed