Itaperuna entra em campo contra a paralisia infantil

Com o slogan “Itaperuna entra em campo contra a paralisia infantil”, a campanha promovida pela Secretaria de Saúde de Itaperuna, através do Setor de Imunização e o Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde – NICES superou as expectativas. Apenas no sábado (12/06), foram utilizadas no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos e em todos os Postos de Estratégia da Família, 3.983 doses, equivalente a 63,40% das crianças entre 0 até 5 anos de idade incompletos.
Segundo o coordenador de Imunização Sebastião Miranda, o número de comparecimento aos postos de vacinação surpreendeu as equipes de plantão. “Imunizamos 696 crianças de 0 a 1 ano e 3.287 entre 1 e 4 anos de idade”, disse Miranda. Ele explica que a vacinação é dividida em duas etapas, a primeira no dia 12 de junho e a segunda ocorrerá no dia 14 de agosto. “A Poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, de acordo com o Ministério da Saúde, está erradicada no Brasil desde os anos 90 em virtude da política de prevenção contra a doença, feita de forma maciça pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo a vacinação oral, a única forma de combatê-la”, concluiu o coordenador.
Kermyler Silva, subsecretário de Saúde de Itaperuna esteve presente na sala de vacinação do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, em representação ao secretário de Saúde Dr. Marcos Tinoco. Na oportunidade ele exaltou o trabalho dos profissionais de plantão e acrescentou que o secretário de Saúde é um homem voltado às políticas de saúde, por isso dá todo o apoio para a melhor realização de campanha de vacinação. “Sabemos que a doença está eliminada hoje, graças às grandes campanhas de vacinação, feitas em duas etapas, como reforço, que ocorrem anualmente. Agora, para que esta realidade prevaleça necessitamos da adesão incondicional dos pais. Para resultados positivos é imprescindível a conscientização de todos, para fortalecermos a erradicação da doença, no âmbito da saúde pública”, considera.
O QUE É A POLIOMIELITE?
A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa e altamente contagiosa. A maioria dos casos ocorre em crianças menores de cinco anos, por isso a importância dos pais levarem seus filhos aos postos de vacinação mais próximo das suas residências. O Brasil recebeu o título de erradicação da poliomielite em 1994, o último caso registrado do País foi em 1989. Nos últimos dois anos Itaperuna tem superado a meta do Ministério da Saúde, acima de 95% de vacinados. Melhores informações nos Postos de Estratégia da Saúde da Família.
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed