Main Menu

Sesdec realiza Mutirão de Catarata para todo o Estado

Serão operados cerca de mil pacientes por semana durante seis semanas
Serão operados cerca de mil pacientes por semana durante seis semanas

A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) realizará durante os meses de julho e agosto o Mutirão de Catarata. As cirurgias serão realizadas em 20 serviços localizados nos municípios do Rio de Janeiro, São João de Meriti, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Niterói, Araruama, Volta Redonda, Piraí, Valença e Campos dos Goytacazes. Está prevista uma média de mil cirurgias por semana em todas as 20 unidades. As inscrições poderão ser feitas entre 1º e 15 de julho, podendo ser prorrogadas. Já as cirurgias terão início dia 12 de julho, com duração de seis semanas, também podendo ser prorrogadas de acordo com a demanda.

– O Mutirão conta com uma equipe de técnicos da Secretaria que está planejando as ações, definindo prazos, fluxos, estratégias, e que acompanhará todo esse trabalho. Muitos municípios não conhecem a demanda da população para esse tipo de procedimento, mas acreditamos que conseguiremos realizar cerca de seis mil cirurgias em todo o estado durante a iniciativa. Os pacientes que não forem contemplados poderão ser beneficiados pela Rede de Atenção em Oftalmologia do Estado, que será lançada ainda este ano e será formada por serviços públicos e privados prestadores do SUS – explica Sérgio Voronoff, coordenador do Mutirão da Catarata.

As inscrições só poderão ser efetuadas pela Secretaria Municipal de Saúde do município de residência do paciente, por meio de uma ficha eletrônica que estará no site da Sesdec (http://www.saude.rj.gov.br/). Na ficha deverão ser informados dados como idade, se o paciente já operou catarata antes, se tem outras doenças como hipertensão, diabetes, glaucoma, etc. As informações permitirão uma avaliação de prioridade dos casos, que serão ordenadas em fila única. Os pacientes serão encaminhados para os serviços mais próximos às residências. Cada unidade produzirá de acordo com sua capacidade.

– Nossa demanda é de 40 mil cirurgias por ano. Na ultima década realizamos pelo SUS aproximadamente 17 mil cirurgias. A demanda reprimida do estado para esse tipo de procedimento ainda é muito grande. A catarata reduz total ou parcialmente a visão e essa cirurgia promove a ressocialização dos cidadãos – esclarece a subsecretária de Atenção à Saúde, Hellen Miyamoto.

Para ser inscrito na fila, o paciente precisará ter os exames pré-operatórios e o risco cirúrgico atualizado (realizados há menos de três meses), que são de responsabilidade das secretarias municipais de Saúde. Os exames necessários são: hemograma, coagulograma, glicemia, EAS, eletrocardiograma, Rx de tórax, risco cirúrgico atestado pelo clínico ou cardiologista.

A Sesdec informará às secretaria municipais de Saúde o hospital/serviço para onde o paciente será encaminhado. É o gestor municipal que ficará responsável por avisar o local ao paciente. Caso o paciente possua telefone celular e informe o número no ato da inscrição, ele receberá uma mensagem via sms (torpedo) informando que a cirurgia foi marcada e que ele deverá buscar o encaminhamento na secretaria de Saúde de seu município. O paciente deverá comparecer ao hospital com o encaminhamento e os exames pré-operatórios.

– O paciente que não comparecer à secretaria municipal de Saúde para receber o encaminhamento ou ao hospital, no dia da cirurgia, terá sua inscrição no Mutirão cancelada, mas terá a possibilidade de fazer uma nova inscrição e retornar para a fila – alerta Sérgio Voronoff.

Na unidade o paciente ainda será submetido a exames oftalmológicos específicos, receberá orientações e terá a cirurgia agendada. A alta é de responsabilidade do hospital/serviço que executou a cirurgia, assim como o pós-operatório.

A Sesdec colocou à disposição da população o e-mail: mutirao@saude.rj.gov.br para dúvidas e esclarecimentos. O telefone 0800 025 55 25, com a mesma finalidade, estará em funcionamento a partir de 05 de julho.






Comments are Closed