Secretaria de Ação Social desempenha importante trabalho em Itaperuna
Através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), por exemplo, promove regularmente atividades de prestação de serviços junto à população, como corte de cabelo, manicure, limpeza de pele, regularização de documentação, dentre outros. O CRAS ainda cria oportunidades com ações que promovem o resgate da cidadania. O centro investe na orientação de valores éticos e morais, com o propósito de oferecer à comunidade opções atrativas de atividades que motivam e resgatam os jovens em situações de risco, oferecendo lazer, atividades artísticas, culturais, educacionais e capacitação profissional.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que faz parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), oferece apoio e acompanhamento especializado a indivíduos e famílias que estejam em situação de ameaça e/ou violação de seus direitos sócio-assistenciais. O trabalho realizado pelo CREAS objetiva proporcionar a essas pessoas qualidade de vida, proteção a família e reparação aos possíveis danos causados pelo enfrentamento de situação que causam danos às suas vidas e convivência.
Já o programa Curumim não se resume apenas no brincar por brincar, a programação é rotativa, com atividades diversificadas. A criança aprende a se organizar, a trabalhar em grupo e a se relacionar com as pessoas, além de ser estimulada a ser responsável. Os participantes têm a oportunidade de viver uma experiência de vida que possibilita a escolha de um caminho que resgate o seu lugar na sociedade. O projeto surgiu para sanar alguns problemas educacionais, como déficit de desempenho escolar e minimizar problemas sociais, como violência doméstica, urbana, drogas, dentre outros.
Mais de 700 crianças e adolescentes beneficiados

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) é um projeto de transferência direta de renda do Governo Federal para famílias de crianças e adolescentes envolvidos no trabalho precoce. Para receber a bolsa do programa, as famílias têm que assumir alguns compromissos, dentre eles, a freqüência mínima das crianças e adolescentes na escola, participação das famílias nas ações socioeducativas e de ampliação, e geração de renda que lhes forem oferecidas. Hoje, em Itaperuna, a Secretaria de Ação Social atende a mais de 700 crianças e adolescentes em seus projetos.
O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) também é olhado com bastante atenção pela equipe técnica da Secretaria. Criado pelo Governo Federal com o intuito de enfrentar as altas taxas de abandono escolar e desemprego juvenil registradas no Brasil, tem como objetivo promover a reintegração desses jovens ao processo educacional oferecendo oportunidade de qualificação profissional e de desenvolvimento humano.
Projeto Equoterapia – é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiências e/ou necessidades especiais. O projeto tem capacidade para atender pessoas de todas as idades.
A Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação ainda trabalha intensamente distribuindo roupas, cestas básicas e prestando toda atenção necessária à população de Itaperuna. Também coordena os projetos “Padaria Escola”, “Bombeiros Mirins”, “Corte e Costura”, dentre outras atividades.
A Secretaria funciona no Shopping Itaperuna Rio Center, Avenida Cardoso Moreira, Centro. Melhores informações podem ser obtidas através do telefone (22) 3824 6301.
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed