Secretaria de Agricultura de Itaperuna renova frota de veículos
Em novembro do ano passado, a Secretaria de Agricultura de Itaperuna, através do programa “Fartura no Campo”, conseguiu uma retroescavadeira Maxion 750 4×4 (cabinada e com ar condicionado). Pouco tempo depois conseguiu mais quatro veículos novos, três caminhões Ford (caçamba basculante) e uma camionete 4×4. Agora, somam-se a esses veículos, dois caminhões de carroceria e um caminhão baú.
Segundo Décio Zampiér, secretário de Agricultura, a renovação da frota é de suma importância para atender ao produtor rural e complementa: “o último caminhão adquirido pela prefeitura de Itaperuna foi em 1978, na época do prefeito Orlando Tavares. Esses novos veículos são uma grande conquista e isso é só o início. Temos outros projetos em andamento”. Já o prefeito Cláudio Cerqueira Bastos (Claudão) aposta no agronegócio, que segundo ele, contribui significativamente com a economia local.
O programa “Fartura no Campo” busca aumentar a produtividade do homem do campo de maneira simples e bem planejada, sempre focando o gerenciamento das propriedades. Para tanto, a Secretaria de Agricultura disponibiliza técnicos e equipamentos para que o produtor rural possa ter condições de trabalho.
Um dos objetivos do programa é incentivar a diversificação das atividades, como hortifrutigranjeiro, avicultura, piscicultura, suinocultura, apicultura e leite, o que possibilita ao produtor alternativas para a multiplicação da renda.
Outro aspecto importante do programa é a responsabilidade social, pois evitar o êxodo rural é uma das preocupações do programa “Fartura no Campo”.
Artur Chinelato vistoria propriedade em Itaperuna
Artur Chinelato, engenheiro agrônomo, doutor em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) e pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, esteve novamente em Itaperuna visitando uma das 20 unidades atendidas pelo “Fartura no Campo”, que desenvolve trabalho semelhante ao projeto “Balde Cheio”, desenvolvido pelo próprio Chinelato. É um sistema de transferência de tecnologia que ajuda no desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares, tendo como objetivo a capacitação de técnicos de extensão rural e produtores.
O projeto proporciona a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas, monitorando os impactos sociais, econômicos e ambientais nos sistemas de produção. Em Itaperuna, já é possível notar as diferenças, haja vista, a cidade ser a maior produtora de leite do Estado do Rio de Janeiro.

Maior produtor de leite do Estado – A publicação do “Diagnóstico da cadeia produtiva de leite do Estado do Rio de Janeiro” mostra que a cidade itaperunense é a maior produtora de leite do Estado, com 30 milhões de litros, ficando à frente da cidade de Valença, com 24 milhões de litros. Enquanto o Estado do Rio teve 6% de crescimento na produção leiteira, Itaperuna cresceu aproximadamente 36%.
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed