Main Menu

Itaperuna promove Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais



Na tenda foram realizadas a distribuição de material informativo, consultas e orientações
Na tenda foram realizadas a distribuição de material informativo, consultas e orientações

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna, através do Nices (Núcleo de Informação Comunicação Educação em Saúde) promoveu no dia 28 de julho, o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. As ações aconteceram numa tenda montada no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, com o objetivo de levar informações à sociedade sobre a doença e as formas de prevenção.

De acordo com a coordenadora de Hepatites Virais Maria Aparecida Correa, é importante detectar a doença o quanto antes. “A Secretaria de Saúde intensifica nas unidades básicas de saúde momentos de orientações sobre as Hepatites Virais. Muitas pessoas não conhecem a forma de transmissão, como e quando pode acontecer”, disse a coordenadora.

Segundo Maria Aparecida, a hepatite B e C são doenças muito graves. “Observamos que existe desinformação sobre a doença por parte da população e resolvemos promover o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais”, ressalta a responsável, que no ensejo revela as pessoas que devem vacinar: “toda população abaixo de 30 anos, gestantes, manicures, pedicures, podólogos, tatuadores, profissionais de saúde e de segurança pública, coletores de lixo, usuários de droga, portadores de HIV, hepatite C, homens que fazem sexo com homem, profissionais do sexo, doadores de sangue e grupos especiais como pessoas que fazem hemodiálise”, disse a coordenadora.

Um cronograma de ações aconteceu com distribuição de material informativo, consulta e orientações com técnicos a cerca da doença com abordagem em torno da prevenção.

Marcos Tinoco faz apelo para população

Sempre preocupado com a saúde da população o secretário Municipal de Saúde Marcos Tinoco faz apelo para população. “Atuamos intensamente na semana da prevenção das Hepatites Virais para informar às pessoas quanto ao risco das infecções das hepatites, principalmente a B e a C. É importante que a população se cuide”, afirmou o médico.

Segundo o Ministério da Saúde, milhões de pessoas no Brasil e no mundo podem ser portadoras desses vírus sem saber. A imunização só é eficaz quando o usuário toma as três doses previstas. A vacina contra a hepatite A é indicada para portadores crônicos de hepatites B e C, crianças menores de 13 anos com HIV/Aids e adultos com HIV/Aids portadores de hepatite B e C.






Comments are Closed