Dia Mundial do Alzheimer é lembrado na cidade
O Dia Mundial do Alzheimer, 21 de setembro, foi lembrado em Itaperuna pela Secretaria Municipal de Saúde que realizou uma série de atividades em frente à Concha Acústica. O evento contou com a participação do secretário de Saúde Marcos Tinoco e do coordenador do Centro de Doenças de Alzheimer e Transtornos Mentais do Idoso de Itaperuna (CDA), Edmilson de Moraes, médico-geriatra.
O CDA em Itaperuna
O Centro da Doença de Alzheimer (CDA) está localizado na Rua Lenira Tinoco Calheiros, 38, Centro. Sob a direção do médico-geriatra Edmilson de Moraes, o centro atende a pacientes portadores de Alzheimer, bem como a seus familiares. Recentemente, a equipe multidisciplinar do CDA realizou um curso de capacitação em saúde do idoso para profissionais (médicos, enfermeiros e psicólogos) que trabalham no atendimento dos postos, subpostos e Programa de Saúde da Família (PSF), ratificando a preocupação da Secretaria de Saúde em melhor atender aos idosos.
O curso capacitou os profissionais a realizarem a primeira avaliação multidimensional, em que estava incluída a avaliação da saúde física e mental do idoso, abordando cognição, humor, independência e risco de quedas. Após a capacitação e início do protocolo sugerido, iniciou-se o rastreio das incapacidades nos pacientes atendidos. Esse fato mostrou um fluxo de pacientes com suspeita de déficit cognitivo, sendo os mesmos encaminhados ao CDA para receberem tratamento adequado.
O CDA ainda atende a pacientes dos municípios de Santo Antônio de Pádua, Miracema, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula, Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Cardoso Moreira, Aperibé, Cambuci, Itaocara, São João do Paraíso e São José de Ubá.
Atendimento diferenciado

Chegando nas dependências do CDA com seu encaminhamento e receita, o paciente ou familiar é recebido pelo atendente, que irá informar quais são os documentos solicitados para dar início ao processo. Em seguida, há uma entrevista com uma assistente social, que fará a conferência dos documentos, uma avaliação e preenchimento do perfil sócio- econômico.
Após essas etapas, o atendimento é realizado com uma psicóloga, que fará os testes neuropsicológicos, como forma de rastreio, para saber se o paciente se enquadra nas normas do Estado (Portaria SAS/MS n0843 de 31/10/02) para liberação da medicação e inserção no programa. No caso de o paciente chegar até o CDA, sem acompanhamento médico, a assistente social faz o encaminhamento para o médico neurologista, que também atende no CDA.
Os pacientes encaminhados ao CDA deste e outros municípios que após avaliação não confirmarem o quadro clínico de demência, são reencaminhados ao serviço de origem com a seguinte orientação (de acordo com a portaria SAS/MS n0843 de 31/10/02 o paciente, não preenche critérios para inclusão no programa CDA para recebimento de medicação, junto à Secretaria Estadual de Saúde-RJ).
Já todos os pacientes inclusos no CDA receberão o medicamento prescrito sob dispensação via Secretaria Estadual e serão recebidos mensalmente para confecção de receitas e trimestralmente para avaliação e aplicação de reavaliação neuropsicológica completa para avaliar o efeito benéfico sob o uso regular medicamentoso. Após o paciente efetuar seu cadastro com sucesso, ele receberá não só a medicação, mas também acompanhamento de reabilitação interdisciplinar e orientação aos cuidadores e familiares.
O CDA em Itaperuna conta com uma equipe composta por médico geriatra, neurologista, assistente social, psicóloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e pessoal de apoio.
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed