Main Menu

BOPE ocupa mais três comunidades no Rio de Janeiro



Mais três comunidades dominadas pela Polícia no Rio de Janeiro
Mais três comunidades dominadas pela Polícia no Rio de Janeiro

Desde às 8 horas da manhã desta quinta-feira (06/01), cerca de 250 policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), do Batalhão de Choque (BPChq), do 3° BPM (Méier) e do 6º BPM (Tijuca) realizam uma operação para ocupar, definitivamente, o Morro São João, no Engenho Novo, além dos morros do Quieto e da Matriz. O Batalhão de Choque e os dois batalhões de área também fazem policiamento preventivo no entorno das comunidades. Estão sendo utilizadas viaturas blindadas do Bope, uma retroescavadeira e um caminhão para remoção de obstáculos.

A ação dá início à primeira fase de implantação da futura Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na comunidade São João, que se somará às outras 13 já existentes.

A operação iniciada hoje atende, diretamente, 12 mil pessoas, entre moradores do núcleo das três comunidades e os vizinhos nos acessos. Com a UPP do São João o projeto terá alcançado 14 sedes, 45 comunidades atendidas e mais de 250 mil moradores beneficiados.

Se considerarmos também as ocupações da Vila Cruzeiro e do Alemão – em andamento com a ajuda do Exército, mas que só devem virar UPP no segundo semestre – o número de atendidos diretamente chega próximo a 400 mil moradores de comunidades e, se considerarmos também os moradores de todos os bairros da vizinhança, esta conta ultrapassa a um milhão de pessoas.

Os bairros beneficiados na ocupação de hoje são Abolição, Água Santa, Cachambi , Encantado, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Jacaré, Lins de Vasconcelos, Riachuelo, Rocha, Sampaio, São Francisco Xavier e Todos os Santos.

A última fase da implantação da UPP do São João, com o início do policiamento comunitário, deve começar em 30 dias e contará com 200 policiais, entre oficiais e praças.







Comments are Closed