Audiência Pública sobre Mineroduto que passará no Rio de Janeiro é realizada em Itaperuna
Foi realizada nesta quarta-feira (02/02), no Itapuã Clube, em Itaperuna (RJ), a Audiência Pública do Mineroduto com representantes das empresas Ferrous e MMX. Essas empresas são responsáveis pela construção do mineroduto que liga o Estado de Minas Gerais ao Estado do Espírito Santo e que passará pelo Estado do Rio de Janeiro nos municípios de Itaperuna, Natividade e Bom Jesus do Itabapoana localizadas no Noroeste Fluminense.
A Associação dos Contabilistas do Noroeste Fluminense, o Sindicato do Comércio Varejista de Itaperuna, a Associação Comercial e Empresarial de Itaperuna, o Sindicato dos Trabalhadores Autônomos de Veículos Rodoviários de Itaperuna, o Sindicato dos Bancários de Itaperuna e Região, o Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos do Município de Itaperuna, o Sindicato Rural de Itaperuna e diversas outras entidades apresentaram um documento solicitando benefícios para a cidade.
Essas entidades reivindicaram junto às empresas e órgãos governamentais responsáveis pela concessão do empreendimento, o direito de igualdade e proporcionalidade, como a promoção do equilíbrio entre as instituições do País. Confira parte do documento:
“O Estado do Rio de Janeiro possui um dos municípios que fornecerá a maior área territorial percorrida pelo mineroduto, interessante que da forma como está sendo conduzido, observa-se que apenas fomos escolhidos para aqui passarem essas riquezas, beneficiando assim os dois estados vizinhos. Mas, sem contudo não lhe fornecer qualquer benefício direto ou indireto, o que se torna incoerente, pois o grande objetivo desta nação é a produção e desenvolvimento de todas as partes que compõem, sendo que, injustamente, nada ficou reservado ao Estado do Rio para também participar do tão desejado desenvolvimento. Desta forma, Itaperuna, neste ato, reivindica que aqui seja instalada uma das siderúrgicas que faz parte do projeto, uma vez que para se fazer justiça e promover o equilíbrio financeiro igualitário, alcançando assim o desenvolvimento amplo dos entes da federação, é indispensável que tais serviços e investimentos sejam distribuídos entre todos. Levando em conta ainda que o interesse constitucional do País é sua promoção regional, não seria justo e nem coerente excluir um dos entes desta região”.
Existe a previsão de que seja construída uma siderúrgica na proximidade do município de Juiz de Fora (MG), distante a uns 200 km de Itaperuna. A solicitação é que esta siderúrgica seja instalada em Itaperuna, de maneira que possa possibilitar o desenvolvimento da região Noroeste Fluminense.
Ainda participaram da audiência prefeitos e secretários dos municípios envolvidos.
Por:Decom – Prefeitura de Itaperuna
Errata:
Diferentemente do que foi publicado na matéria “Audiência Pública sobre Mineroduto que passará no Rio de Janeiro é realizada em Itaperuna”, na edição de sexta-feira, dia 04, a MMX Mineração e Metálicos, citada como uma das empresas responsáveis pela construção do mineroduto entre Minas Gerais e Espírito Santo, informa que não tem envolvimento com esse projeto e, consequentemente, não participou da audiência pública citada.
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed