Marta Rocha anuncia quatro novos dirigentes da cúpula da Polícia Civil do Rio
A nova chefe da Polícia Civil, delegada Martha Rocha, em entrevista coletiva, nesta quarta-feira, anunciou quatro nomes que irão compor a cúpula da Polícia durante a sua gestão. Os delegados Sérgio Caldas e Fernando Veloso irão ocupar o cargo de subchefe administrativo e subchefe operacional, respectivamente. Luis Zetterman será o chefe de gabinete e o atual corregedor, Gilson Emiliano Soares, continuará no cargo na Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol).
Martha Rocha explicou que as escolhas foram baseadas em três fatores: experiência, competência e seriedade. “O estilo Martha Rocha visa metas, projetos e resultados. Essas pessoas ajudarão nisso”, explicou a chefe de polícia.
Dentre as prioridades na sua gestão, a delegada falou da principal. “Nós vamos fortalecer as delegacias distritais. Elas têm que ser o retrato da Polícia Civil. Trabalharemos para melhorar o atendimento e expandiremos o programa de Delegacias de Dedicação Integral ao Cidadão (DEDIC) para as outras unidades. Também tenho uma preocupação particular com as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) porque, apesar de ser uma unidade especializada, ela funciona como uma distrital, e a qualquer hora alguém pode entrar na delegacia e registrar uma ocorrência”, afirmou.
A chefe de polícia também anunciou que a nova diretora da Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol) será a delegada Jéssica Almeida, em substituição da delegada Fabíola Willis.
Uma mulher que quebra paradigmas
De acordo com o Conselho Nacional de Chefe de Polícia, a primeira mulher a assumir o cargo no país, a delegada Martha Mesquita Rocha se acostumou a quebrar paradigmas durante os seus 28 anos de polícia. Em 1983, entrou para a Polícia Civil como escrivã e, sete anos depois, passou no concurso de delegada. Começou a carreira como a única mulher plantonista na 14ª DP (Leblon), passando pela 15ª DP (Gávea), como titular, antes de inaugurar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), em Campo Grande, projeto em que foi uma das fundadoras. Desde abril de 2009, ela ocupa o cargo de diretora da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (DPAM).
Durante todos esses anos, já exerceu o cargo de subchefe de polícia e de corregedora. Na Rio-92, foi vice-presidente da Comissão de Organização da Polícia Civil, além de presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), órgão responsável pela formulação de políticas públicas sob a ótica da mulher, que visa um fortalecimento da cidadania feminina.
Na coletiva que anunciou seu nome como nova chefe da Polícia, nesta terça-feira (15/02), na Secretaria de Estado de Segurança (SESEG), a delegada falou da responsabilidade de assumir a chefia. “Por ser a primeira mulher Chefe de Polícia do Rio de Janeiro esse desafio vai exigir o que tenho de melhor para oferecer”.
“Estou honrado em quebrar mais um paradigma na segurança deste Estado ao escolher uma mulher para ocupar, pela primeira vez, o cargo de Chefe de Polícia do Rio de Janeiro. O nome da delegada Martha Rocha foi praticamente uma unanimidade. Ela tem uma história de 28 anos na Polícia vividos em todas as áreas em que a polícia atua. É uma pessoa que está plenamente afinada com os nossos propósitos”, disse o secretário de Segurança José Mariano Beltrame.
A delegada disse que a Acadepol também será uma das prioridades, investindo mais na formação dos policiais. “Policial eficiente é o bem treinado. Precisamos ter uma polícia bem qualificada, e por isso precisamos ter uma boa academia. Não bastam bons resultados, mas outros ingredientes. Temos que trabalhar com lisura e com bons resultados. Com a chegada do secretário Beltrame passamos a trabalhar com metas e projetos que pretendo continuar”, encerrou.
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed