Main Menu

Complexo do Alemão é palco de ações educativas e de show contra a dengue



Campanha Rio Contra Dengue no Complexo do Alemão. Bombeiros presenteiam as crianças com brindes, após acertarem o jogo de perguntas e respostas sobre o combate a Dengue. Foto: Alessandra Coelho
Campanha Rio Contra Dengue no Complexo do Alemão. Bombeiros presenteiam as crianças com brindes, após acertarem o jogo de perguntas e respostas sobre o combate a Dengue. Foto: Alessandra Coelho

O Campo do Sargento, na Rua Canitá, Complexo do Alemão, se tornou cenário de mais uma ação de combate ao mosquito da dengue, neste sábado (26/02). Durante todo o dia, atividades sócio-educativas levaram a crianças, adolescentes e adultos a mensagem de que é preciso se manter atento às medidas que podem ajudar no controle da doença. Bombeiros distribuíram material informativo nas ruas da comunidade e fizeram palestras em associações. Mas a grande expectativa é pelo show do grupo gospel do Ministério do Louvor Diante do Trono, às 19h – a primeira grande apresentação da campanha Rio Contra a Dengue Verão 2010/2011.

A ação no Complexo do Alemão é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), com a parceria da Globo Rio e do grupo AfroReggae. Num estande montado no campo, recreadores criaram brincadeiras e gincanas para fazer a garotada entender melhor como combater o Aedes aegypti.

Num enorme tabuleiro montado sobre o gramado, meninos e meninas podiam ganhar pontos de acordo com as casas nas quais acabassem caindo, depois do rolar de dados: “lavar o bebedouro do animal”, “não esquecer brinquedos espalhados pelo quintal”, “verificar a bandeja do ar-condicionado”. Num outro jogo, respostas certas às perguntas dos bombeiros valiam brindes.

– O principal objetivo das atividades é sensibilizar a população da importância de adotarmos ações preventivas contra o mosquito da dengue. Mesmo crianças e jovens podem identificar focos e eliminá-los. Na luta contra a doença, é essencial que cada um faça a sua parte – explicou o capitão do Corpo de Bombeiros Daniel Barcellos, coordenador da campanha.

Barcellos acrescentou que, apesar do aumento da conscientização, muitos moradores ainda têm que estar mais atentos à sua postura com relação ao lixo doméstico, por exemplo. Caso não seja devidamente ensacado e guardado em locais fechados, esse lixo pode virar um grande foco do vetor da dengue.

– Mesmo um pratinho plástico ou uma garrafa esquecida podem se tornar o ambiente ideal para o desenvolvimento dos mosquitos – exemplificou o comandante. – Reforçamos na campanha algumas precauções às quais muitos moradores ainda não estão atentos: vedar completamente a caixa d’água, evitar deixar baldes e bacias em áreas externas, não esquecer nenhum recipiente com água parada.

A dona de casa Rose Machado, de 50 anos, levou seus três netos, com idades entre 2 e 5 anos, para participar das brincadeiras e irem se habituando, desde já, a tomar as devidas precauções contra o mosquito.

– Sempre estou de olho para não deixar água parada em casa. Mas sei que muitos vizinhos não fazem isso. Por isso acredito no poder de ações como essa de hoje, que podem deixar todo mundo mais consciente – disse.

O técnico Eduardo Gonçalves, de 33 anos, também levou seu filho Pedro Henrique, de 2, para a campanha no Campo do Sargento:

– As dicas eu já aprendi em outras ações contra a dengue: tampo bem a minha caixa d’água e sempre vejo se há água acumulada na bandeja do ar-condicionado. Mas é sempre bom relembrar todas as medidas.

Jéssica do Carmo, de 12 anos, com o rosto colorido pelas tintas da recreação, já tinha na ponta da língua o que ia dizer quando voltasse para casa:

– Vou pedir à minha mãe que ela não deixe água parada em lugar nenhum.







Comments are Closed