Main Menu

Lei Seca mobiliza 180 agentes durante o Carnaval no Rio de Janeiro



Agentes da Operação Lei Seca conscientizam foliões no bloco Simpatia é Quase Amor.  Foto: Alessandra Coelho
Agentes da Operação Lei Seca conscientizam foliões no bloco Simpatia é Quase Amor. Foto: Alessandra Coelho

A Operação Lei Seca, da Secretaria de Estado de Governo, vai mobilizar todo o seu efetivo contra a imprudência no Carnaval. O objetivo é conscientizar os foliões da importância de nunca dirigir depois de beber e, com isso, continuar reduzindo os índices de acidentes no Rio. Nos dias de festa, de sexta à terça-feira (04 e 08/02), serão realizadas 35 operações de fiscalização e outras 30 de conscientização em todo Grande Rio.

Serão mobilizados 180 agentes, que também atuarão na véspera do carnaval e na quarta-feira de cinzas nas principais vias de entrada e saída do estado, como os acessos às regiões dos Lagos e da Costa Verde.

Este ano, além dos cadeirantes, as ações educativas contarão também com o “homem-cinema” e os “homens-balão”. O primeiro fará projeção com luz nas paredes do Sambródromo a marca da Operação Lei Seca e seu slogan “Nunca dirija depois de beber”. No sábado, domingo e segunda-feira de Carnaval, ele vai iluminar as áreas atrás dos camarotes e das arquibancadas. A imagem, em alta resolução, se ajusta ao tamanho da superfície onde é projetada. Das 20h às 4h, o “homem-cinema” estará acompanhado de 26 cadeirantes que vão distribuir panfletos alertando sobre o perigo que é dirigir depois de beber.

Já os blocos de Carnaval vêm sendo ‘invadidos’ pelos “homens-balão” – pessoas vestidas com o balão característico da Operação Lei Seca -, que distribuem ventaloras e panfletos com a marca e a mensagem do projeto.

– A ideia é conscientizar os motoristas com alegria e jogo de cintura, como convém durante o Carnaval, mas vamos continuar nosso trabalho diário de fiscalização com blitzes surpresas em diversos pontos do Rio de Janeiro – explicou o major Marco Andrade, coordenador-geral da Operação Lei Seca.

Mais de 396 mil motoristas fizeram o teste do etilômetro nas blitzes

Lançada em 19 de março de 2009 pela Secretaria de Estado de Governo, a Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, que abrange os bairros da Capital e municípios da Região Metropolitana (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá) e da Baixada Fluminense. As ações são desenvolvidas nas vias com maior número de acidentes – como é o caso, por exemplo, das avenidas Brasil e das Américas (as duas campeãs de colisões e atropelamentos) – e perto de locais de grande concentração de pessoas, principalmente à noite.

De 19 de março de 2009 até a madrugada desta segunda-feira (28/02), 419.960 motoristas foram abordados nas blitzes, 69.476 foram multados e 28.995 tiveram a habilitação apreendida. Os agentes realizaram 396.917 testes com o etilômetro – aparelho utilizado para medir a quantidade de álcool no sangue. Desse total, 3.927 condutores sofreram sanções administrativas e 1.408, criminais.

Serviço:

Ações de conscientização nos blocos – “homens-balão”:

4 de março – sexta-feira

– Vem ni min que sou Facinha

Concentração: Praça General Osório, Ipanema

Horário: das 18h às 22h

* Agentes de educação e conscientização da Lei Seca estarão no bloco das 18h às 20h

– Azeitona sem Caroço

Concentração: Rua Dias Ferreira com Av. Bartolomeu Mitre, Leblon

Horário: 18h

* Agentes de educação e conscientização da Lei Seca estarão no bloco das 20h30 às 23h

5 de março – sábado de Carnaval

– Bola Preta

Concentração: Cinelândia, Centro

Horário: 8h

* Agentes de educação e conscientização da Lei Seca estarão no bloco das 8h às 13h

6 de março – domingo de Carnaval

– Bangalafumenga

Concentração: Rua Jardim Botânico com Pacheco Leão, Jardim Botânico

Horário: 10h

* Agentes de educação e conscientização da Lei Seca estarão no bloco das 10h às 15h

7 de março – segunda de Carnaval

– Banda Sá Ferreira

Concentração: Rua Sá Ferreira, Copacabana

Horário: 16h

* Agentes de educação e conscientização da Lei Seca estarão no bloco das 17h às 19h

– Banda Atlântica

Concentração: Avenida Atlântica com Rua Constante Ramos, Copacabana

Horário: 18h

* Agentes de educação e conscientização da Lei Seca estarão no bloco das 19h30 às 22h







Comments are Closed