Main Menu

Aumenta o nível de contaminação das águas no Japão que enfrenta novo terremoto



Pessoas fazem fila para triagem de radiação na prefeitura de Fukushima
Pessoas fazem fila para triagem de radiação na prefeitura de Fukushima

Agência Meteorológica do Japão informou que na manhã desta quarta-feira (23/03) vários fortes terremotos sacudiram o nordeste do Japão. A região e a mesma que severamente danificada pelo terremoto devastador em 11 março. Não foram emitidos alerta de tsunami até agora. A província de Fukushima, onde a situação tem sido alarmante por causa da usina nuclear o terremoto atingiu a magnitude preliminar de 6,0.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da ONU informou nesta terça-feira que ainda há vazamento de radiação na usina nuclear de Fukushima Daichii, onze dias após o terremoto que danificou sua estrutura e provocou diversos acidentes, no entanto, os cientistas da agência afirmaram que não foi possível verificar de onde exatamente a radiação está vindo.

A AIEA informou ainda que o governo japonês não está fornecendo informações suficientes sobre um dos reatores de Fukushima. Mais cedo, equipes conseguiram conectar cabos de força em todos os seis reatores da usina, o que possibilitaria restabelecer o sistema de resfriamento deles.

Segundo Tokyo Electric Power Company (Tepco), que administra a usina, uma amostra de água marinha recolhida na segunda-feira a uma distância de 16 quilômetros da central revelou um nível de iodo radioativo I-131 16,4 vezes superior ao limite legal.

De acordo com a Tepco, água coletada a 330 metros da usina tinha um nível de iodo-131 126,7 vezes maior que o permitido, enquanto o césio-134 estava 24,8 vezes maior que o normal. Já o nível de césio-137 estava 16,5 vezes acima do permitido.







Comments are Closed