Planalto inaugura nesta quarta a exposição Mulheres, Artistas e Brasileiras – Produção do Século 20

Uma mostra de arte tão distinta como são também distintas as histórias de cada mulher criadora de cada peça. Na exposição Mulheres, Artistas e Brasileiras – Produção do Século 20, que será inaugurada nesta quarta-feira (23/03), às 19h, no Palácio do Planalto, é possível observar a arte de mulheres rústicas do Vale do Jequitinhonha, de artistas modernistas que revolucionaram a cultura brasileira na Semana de 22, até obras de requintadas mulheres, embaixatrizes, com sua arte reconhecida em todo mundo.
A mostra foi um pedido pessoal da presidenta Dilma Rousseff para comemorar o Mês da Mulher. Ela ficará aberta ao público todos os dias, de 24 de março a 5 de maio, das 10h ás 16h.
Para o curador da exposição, José Luis Hernández Alfonso, que também é curador do Museu de Arte Brasileira (MAB) da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), o que existe de comum entre essas diferentes mulheres muito mais que uma arte feminista é a criatividade. “Uma produção de mulheres artistas não significa que é uma arte feminista. A arte não tem gênero. O que vale é a criatividade. Seria um absurdo. Seria no mínimo, minimizar o caráter da mulher como criadora”, disse.
A grande estrela da exposição é o quadro Abaporu, obra de Tarsila do Amaral, símbolo do Movimento Antropofágico, característica maior do Modernismo brasileiro. O quadro veio de Buenos Aires e, emprestado, sob rígidas condições, pelo colecionador Eduardo Costantini, dono do Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires (Malba). Em 1995, Costantini arrematou o quadro em um leilão em Nova York, por U$ 1,5 milhão.
Além de Abaporu, as pessoas também poderão apreciar outras obras de Tarsila do Amaral: Garimpeiros (1938), O Porto (1953), Nu (1922), Retrato de Vera Vicente de Azevedo (1937) e dois autorretratos pintados em 1921 e 1923.
Anita Malfatti é outra grande pintora brasileira que terá suas obras expostas no Palácio do Planalto. O visitante terá a oportunidade de ver os quadros Valência (1927), Canal de Veneza (1927), Paisagem de Ouro Preto (1958), entre outros.
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed