Main Menu

Copa 2014: Anel inferior do Maracanã já foi todo demolido


Reforma no Maracanã - Foto: Fernanda Almeida
Reforma no Maracanã - Foto: Fernanda Almeida

A Secretaria estadual de Obras concluiu a demolição do anel inferior do Maracanã. A Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), órgão vinculado à secretaria, finaliza, agora, a derrubada da arquibancada superior, e, para aproveitar o material demolido, iniciou um processo de reciclagem. Uma máquina separa o concreto das estruturas em ferro, levando-o para um triturador que o transforma em brita. Esta brita vai ser usada na própria obra, principalmente para aterrar o subsolo, que não será mais utilizado. A ferragem também será encaminhada para reciclagem. A limpeza deve ser concluída no fim de maio, quando começarão a ser construídas as novas arquibancadas.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)/Rio divulgou, nesta quarta-feira (13/4), a aprovação da substituição da cobertura de concreto do estádio que está comprometida. O objetivo da mudança é atender às exigências da Fifa de forma a aumentar a área coberta do estádio, uma vez que a antiga cobertura não suportaria uma estrutura adicional para que fosse feita essa ampliação.

Em seu parecer, o superintendente do instituto, Carlos Fernando Andrade, afirma que, “após o início dos trabalhos de recuperação e inúmeros testes realizados, (a cobertura), mostrou-se irremediavelmente condenada, conforme laudos exarados por técnicos de ilibada reputação”. Sendo assim, o superintendente afirma que o Iphan nada tem a opor ao novo projeto do Governo do Estado.







Comments are Closed