Main Menu

Polícia do Rio prende vereador em operação no combate às milícias


O parlamentar é acusado de planejar a morte da atual chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, então titular da 28ª DP
O parlamentar é acusado de planejar a morte da atual chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, então titular da 28ª DP

Nesta quarta-feira (13/04) a polícia do Rio de Janeiro através da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) deflagrou a Operação Blecaute com o intuito de combater diretamente as milícias no estado. Pela manhã, foi preso o vereador Luiz André Ferreira da Silva, o Deco (PR), ele estava em sua residência. Os agente estão ainda a cumprir mais 13 mandados de prisão e 25 outros para busca e apreensão em toda cidade.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o vereador Deco, ex-policiais militares e guardas municipais são acusados de pertencerem a um grupo de milicianos que atua em 13 comunidades cariocas, nos bairros da Praça Seca, Campinho, Tanque, na zona oeste e Quintino Bocaiúva, na zona norte.

O político, que seria o chefe do grupo, já foi indiciado em 2003 e 2008 por dois homicídios. Além disso, o parlamentar é acusado de planejar a morte da atual chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, então titular da 28ª DP, no Campinho, e do deputado estadual Marcelo Freixo (P-SOL), que presidiu a CPI das Milícias.

Segundo as investigações, o grupo também é acusado de crimes como formação de quadrilha armada, homicídio, ocultação de cadáver, tortura, estupro, furto de sinal de televisão e internet, controle no fornecimento de gás, transporte irregular, exploração de máquinas caça-níqueis.

A operação, que conta com cerca de 80 homens, está sendo feita com o apoio da Secretaria Estadual de Segurança, do Ministério Público Estadual e da Corregedoria-Geral Unificada.







Comments are Closed