Mantega critica políticas monetárias dos países desenvolvidos
Em entrevista nos Estados Unidos, ministro da Fazenda, Guido Mantega voltou a acusar os países desenvolvidos de exportarem inflação para as economias mais dinâmicas e principalmente para os países emergentes.
Mantega, voltou a criticar as políticas monetárias frouxas dos países desenvolvidos. E disse que pedirá às nações do G-20 para adotarem restrições sobre derivativos e fundos de hedge em países ricos como meio de reduzir as pressões inflacionárias globais.
O ministro, porém, não anunciou qualquer medida de controle efetivo dos capitais que buscam lucratividade no Brasil, nos altos juros do país. O economista Miguel Bruno, do Instituto de Política Econômica Aplicada (Ipea), não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro. as medidas que implicam controle de capital “não são bem-vindas pelos operadores de finanças”. Mas salienta que a regulação dos fluxos de capitais teria efeito benéfico para a indústria, ao tornar o câmbio mais competitivo: “Conflitos entre diferentes setores fazem parte da história e sempre ocorrerão. Agentes econômicos que apoiaram a globalização resistem a qualquer volta, pois implicaria perdas de curto prazo”, analisa, defendendo que o governo opte por um caminho intermediário, calibrando a abertura econômica sem voltar ao passado.
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed