Main Menu

Banco Central decreta intervenção no Banco Morada, do Rio



Intervenção no Banco Morada, com sede no Rio de Janeiro por parte do Banco Central
Intervenção no Banco Morada, com sede no Rio de Janeiro por parte do Banco Central

O Banco Central (BC) decretou nesta quinta-feira (28/04) intervenção no Banco Morada, com sede no Rio de Janeiro. Segundo a autoridade monetária, a medida foi tomada em decorrência do comprometimento patrimonial, do descumprimento de normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do BC, além de os controladores da instituição não terem apresentado um plano de recuperação viável do banco.

De acordo com o BC, o banco em liquidação é uma instituição financeira privada, de pequeno porte, autorizada a operar as carteiras comercial e de crédito, financiamento e investimento, com apenas uma agência na cidade do Rio de Janeiro. Em dezembro do ano passado, o Banco Morada detinha 0,01% dos ativos e 0,03% dos depósitos totais do sistema financeiro nacional (SFN).

A instituição faz parte do grupo econômico Morada, controlado pela empresa Morada Investimentos (Misa), e detém participação direta ou indireta das empresas Morada Viagens e Turismo, Morada Informática e Serviços Técnicos e Morada Administração de Cartões de Crédito.

O BC comunica que 32% dos depósitos à vista e a prazo têm cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e está tomando todas as providências para apurar as responsabilidades legais inerentes à supervisão do sistema financeiro. A apuração, de acordo com a nota do BC, “poderá levar à aplicação de medidas punitivas de caráter administrativo”, observadas as disposições legais.







Comments are Closed