Entra em teste o teleférico do Complexo do Alemão

Já estão em testes o teleférico do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro. Segundo informações do presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), Ícaro Moreno Junior estes testes serão finalizados no dia 20 de maio. Ícaro deu a notícia na visita em que fez o ministro do Comércio Exterior da França, Pierre Lellouche, ao Complexo do Alemão.
O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, adiantou ainda que, após esta fase, haverá um período de operação assistida, quando as 152 gôndolas estarão à disposição da comunidade, gratuitamente. O secretário, entretanto, não soube precisar o tempo deste tipo de operação, que servirá para treinamento dos moradores para a utilização correta do teleférico. Como as gôndolas não param, será necessário mostrar à população a forma segura de se fazer o acesso ao sistema.
– Vamos entregar no dia 20 de maio o sistema totalmente testado. Depois disso, é ajustar a operação com os moradores, para que eles possam conhecer bem o teleférico e usufruir deste sistema inédito no país, no transporte de massa. Este é um dia importante para a comunidade – frisou Ícaro Moreno Junior.

O ministro francês ficou impressionado com o teleférico e disse que era um exemplo claro das potencialidades de integração de projetos entre os dois países. Lellouche lembrou que a POMA, uma empresa de médio porte na França e acostumada a fazer sistemas nas regiões de esqui da Europa, trouxe para o Rio um sistema igual ao que existe nos principais complexos turísticos do mundo. Para ele, o teleférico do Complexo do Alemão marca uma nova etapa na vida dessas comunidades, que passarão a conviver com o fator turístico em seu dia a dia.
– Este é um exemplo importante de como as pequenas e médias empresas francesas e brasileiras têm projetos que podem ser adaptados para outras realidades. Uma coisa, entretanto, não muda. O sistema de teleférico, que está em áreas turísticas da Europa, chega agora ao Rio, transformando esta região em mais um ponto de visitação da cidade – aplaudiu Lellouche.
Ícaro Moreno reiterou que, antes mesmo de entrar em operação, o teleférico já mudou a vida daquela comunidade. Além da contratação de cerca de três mil funcionários nos bairros vizinhos, o comércio de alimentação nas áreas próximas às obras também foi incrementado. Ele disse ainda que estão sendo feitos estudos para integrar a estação da Fazendinha, que hoje é a última, com a estação do metrô de Del Castilho e com a Igreja da Penha.
– O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito Eduardo Paes pediram estudos para esta integração. Não sei ainda quantas estações serão necessárias, mas estamos fazendo o levantamento – concluiu Moreno.
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed