Main Menu

Osama bin Laden está morto, informa fonte do Governo dos EUA


Segundo informações Osama Bin Ladem foi morto no Afeganistão
Segundo informações Osama Bin Ladem foi morto no Afeganistão

Segundo informou alguns líderes do Congresso Americano, bem como fontes do governo, as autoridades dos EUA têm em sua posse o corpo de Bin Laden, que teria sido morto no Paquistão. O líder da rede terrorista Al Qaeda foi atingido por um ataque das forças dos EUA em uma mansão nos arredores da capital paquistanesa, Islamabad, juntamente com outros membros da família.

O presidente dos EUA Barack Obama fez um pronunciamento à nação informando como ocorreu o ataque e sobre a morte do líder da rede terrorista Al Qaeda.

“Foi um trabalho incansável onde não medimos esforços para localizar este terrorista e seu exército. Hoje recebemos uma informação concreta onde ele estava no Paquistão, imediatamente informei ao presidente daquele país que estaríamos fazendo o ataque e que não seria contra o seu país”, disse o presidente Obama.

O presidente Barack Obama fez pronunciamento sobre a morte de Osama
O presidente Barack Obama fez pronunciamento sobre a morte de Osama

“Há quase dez anos passamos pelo pior atentado da nossa história e de nosso povo. Famílias inteiras ficaram devastadas. Mas nós ficamos unidos, como uma grande família deve estar”, disse Obama no início de seu discurso. “Nós sabemos que esses ataques foram feitos pela Al-Qaeda e nos unimos para proteger nossos amigos e nossos cidadãos”.

Na maior parte de seu discurso, Obama destacou os esforços das Forças Armadas e dos serviços de inteligência na captura do terrorista. “Nossos militares deram a vida por estes esforços. Trabalhamos com nossos aliados e, depois de um esforço muito grande, nós conseguimos informações sobre bin Laden. Levamos meses para realizar nossa missão”.

Durante o discurso, Obama destacou que a luta contra o terrorismo está longe de ser vencida. “A morte de bin Laden significa a maior vitória sobre a Al-Qaeda. Mas eles continuam espalhados pelo mundo”.

Por fim, o presidente norte-americano destacou que os Estados Unidos não estão em guerra contra o Islã. “Os ataques da própria Al-Qaeda também mataram muçulmanos, em várias partes do mundo”.

Bin Laden foi capturado em uma mansão de Islamabad, no Paquistão. As Forças Armadas norte-americanas estariam de posse do corpo do terrorista.

O presidente americano ainda acrescentou que a nação continuará atenta aos fatos que prosseguirão a morte de Bin Laden e que os esforços contra o terrorismo continuarão firmes.

Americanos festejam a morte de Osama bin Laden em frente à Casa Branca
Americanos festejam a morte de Osama bin Laden em frente à Casa Branca

Após o anúncio da morte do terrorista, centenas de pessoas foram para as grades que circulam a Casa Branca com bandeiras americanas e por várias vezes cantaram o hino americano e gritavam “God bless the USA” (Deus abençoe os Estados Unidos).

Bin Laden usou a herança de sua família – uma fortuna pessoal estimada em centenas de milhões de dólares – para ajudar a financiar a Al Qaeda em sua busca de um estado pan-islâmico. Mesmo antes de 11 de setembro, Bin Laden já estava na lista dos 10 criminosos mais procurados do FBI.

É computado a ele um ataque que matou soldados dos EUA na Somália, em outubro de 1993, os bombardeios de duas embaixadas dos EUA no Leste da África que mataram 224 pessoas em agosto de 1998, e um ataque ao USS Cole, que matou 17 marinheiros em outubro de 2000.







Comments are Closed