Khadafi, Mubarak e Ben Ali têm bens congelados na Suíça
O Departamento Federal dos Negócios Estrangeiros da Suíça anunciou nesta terça-feira (03/05) o congelamento dos depósitos bancários do presidente da Líbia, Muammar Khadafi, e dos ex-presidentes do Egito Hosni Mubarak e da Tunísia Zine Al Abidine Ben Ali, entre outros líderes de países do Norte da África e do Oriente Médio. No total, foram congelados cerca de 646 milhões de euros.
Segundo os dados oficiais do governo suíço, a maior parte dos fundos congelados pertence a Hosni Mubarak – 320 milhões de euros. O anúncio sobre o bloqueio dos bens foi feito pela presidente da Federação dos Bancos da Suíça, Micheline Calmy-Rey, durante visita à Tunísia. Em relação a Khadafi, foram bloqueados 280 milhões de euros.
A ordem ocorre cerca de uma semana depois que a Organização das Nações Unidas (ONU) intensificou o pacote de sanções à Líbia, na tentativa de pressionar Khadafi a abrir mão do poder. Desde o começo do ano, o país está submerso em uma crise agravada pelos ataques da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Sobre Ben Ali, o bloqueio envolve 46 milhões de euros. No entanto, as próprias autoridades suíças reconhecem que há muitas especulações envolvendo os montantes de recursos referentes aos líderes africanos e do Oriente Médio.
De acordo com dados do banco nacional suíço, os bens globais tunisianos atingiram, em 2009, 483 milhões de euros.
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed