Main Menu

Estado inaugura prira escola construída ecologicamente correta


Estado inaugura primeiro colégio ecologicamente correto da América Latina
Estado inaugura primeiro colégio ecologicamente correto da América Latina

O governador Sérgio Cabral e o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, inauguraram, nesta sexta-feira (20/05), a primeira escola totalmente sustentável da América Latina em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. O Colégio Estadual Erich Walter Heine, idealizado em parceria com o grupo Thyssenkrupp CSA, foi construído com materiais ecologicamente corretos e tem sistema de reaproveitamento de água da chuva, coleta de lixo seletivo e ecotelhado. A instituição, que recebeu investimentos de R$ 11 milhões, formará alunos na área de administração, com enfoque em logística.

Nos últimos anos, o governo estadual tem mudado o conceito tradicional de educação, criando em parceria com a iniciativa privada escolas de ensino médio voltadas exclusivamente para a formação de profissionais como os premiados Núcleo Avançado em Educação (Nave), na Tijuca, Zona Norte do Rio, e o Núcleo Avançado de Educação em Tecnologia de Alimentos (Nata), na cidade de São Gonçalo. Para o governador, essas escolas especiais ajudam a aproximar estudantes do mercado de trabalho.

– Esse novo conceito educacional é algo extraordinário, que começou a ser concretizado no Nave com cursos tecnológicos em parceria com a empresa Oi, e depois foi realizado no Nata com o grupo Pão de Açúcar na área de alimentação. Na Erich Walter Heine, eles vão aprender a ser empreendedores, administradore e ecologicamente corretos – afirmou o governador, que anunciou a entrega de laptops para todos os estudantes da escola.

Para o secretário de Educação, Wilson Risolia, o Rio de Janeiro precisa de instituições profissionalizantes e inovadoras como o Colégio Estadual Erich Walter Heine para suprir a demanda resultante do excelente calendário de investimentos e eventos do estado para os próximos anos. Risolia afirmou ainda que pretende levar o conceito de sustentabilidade para toda a rede estadual.

– Há alguns aspectos importantes em uma escola como esta. Primeiro sobre o aspecto profissional, porque o Rio está vivendo um momento especial com eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Os jovens da escola, que funciona desde fevereiro, serão demandados pelo mercado daqui a uns dez anos. Outro aspecto é passar a consciência ambiental para os alunos através da prática. A meta é levar esse conceito para 100% da rede – anunciou Risolia.

Os 200 estudantes matriculados na escola contam com professores qualificados para adoção e conscientização dos jovens sobre práticas sustentáveis. Diretores, professores, funcionários e representantes da Subsecretaria de Gestão de Ensino da Secretaria de Educação participaram do curso de sensibilização ecológica, promovido pelo Programa Thyssenkrupp CSA de Comunicação e Educação Ambiental.

A expectativa é de que a escola – que possui também laboratórios de informática, bioquímica, artes e administração, biblioteca e piscina – receba mais 400 estudantes até o fim deste ano, oferecendo o ensino técnico. Nos fins de semana, o Colégio Estadual Erich Walter Heine abrirá suas portas à comunidade do bairro da Zona Oeste com a realização de atividades educativas e culturais.







Comments are Closed