Main Menu

Votação do novo Código de Processo Civil poderá ser ainda este ano


Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux pediu agilidade na aprovação do novo Código de Processo Civil
Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux pediu agilidade na aprovação do novo Código de Processo Civil

O presidente da Câmara, Marco Maia, depois de se reunir com o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux, que o novo Código de Processo Civil (PL 8046/10) deverá ser votado pela Câmara no segundo semestre. Segundo ele, deverá ser criada na semana que vem uma comissão especial para discutir o projeto, que veio do Senado.

O projeto foi elaborado por uma comissão de juristas presidida por Fux, que na época era ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Segundo Marco Maia, a comissão especial vai contar com ampla representação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), que é especializada em temas da área do Direito.

O projeto busca agilizar a tramitação das ações civis. Nesse sentido, cria um mecanismo chamado “incidente de resolução de ações repetitivas”, que permitirá a aplicação da mesma sentença a todas as causas que tratem de questão jurídica idêntica. Pela legislação atual, cada ação é analisada de maneira autônoma, o que aumenta o trabalho do juiz com casos iguais e multiplica decisões diferentes sobre o mesmo direito.







Comments are Closed