Main Menu

Jason Button dá show na chuva e vence no Canadá


O inglês Jenson Button supera dois toques, punição e seis passagens pelo boxe para vencer o GP do Canadá
O inglês Jenson Button supera dois toques, punição e seis passagens pelo boxe para vencer o GP do Canadá

O Grande Prêmio do Canadá realizado neste domingo (12/06) já entrou para a história da Fórmula 1. A vitória ficou nas mãos do inglês Jenson Button que surpreendeu a todos que esperavam um embate entre a RBR e a Ferrari, o piloto da McLaren conquistou sua primeira vitória na temporada de maneira sensacional depois de uma rodada do alemão Sebastian Vettel na última volta. Button sofreu dois toques durante a corrida que forçaram ir aos boxes e fez um trabalho de recuperação conseguindo o primeiro lugar no pódio que foi completado pelo australiano Mark Webber da RBR.

Uma forte chuva atingiu o circuito de Montreal, na tarde deste domingo, provocando a bandeira vermelha do GP do Canadá na volta 24r. Depois de mais de uma hora de espera, a prova foi reiniciada às 16h50, no horário de Brasília, para muita disputa no restante da corrida. O quarto colocado foi o alemão Michael Schumacher, que chegou a andar em segundo, seguido por Vitaly Petrov e pelo brasileiro Felipe Massa.

O sétimo colocado foi o japonês Kamui Kobayashi, que fez um grande prova em Montreal, com Jaime Alguersuari em oitavo e Rubens Barrichello em nono, marcando pontos pela segunda vez consecutiva. O décimo colocado foi Sebastien Buemi

24 voltas de agitação

A largada aconteceu com a participação do safety-car, que se manteve na pista durante quatro voltas, até liberar a disputa na pista na abertura da quinta volta. Na largada, as três primeiras posições se mantiveram, mas um pouco mais atrás Webber e Hamilton se tocaram, com o australiano levando a pior e caindo para a 14ª colocação.

O inglês da McLaren perdeu algumas posições e tentava se recuperar na prova, até tocar na traseira de seu companheiro de equipe Button, na reta principal. Hamilton tentou colocar por um espaço que não dava para ultrapassar e, espremido, acabou acertando o muro, quebrando o pneu traseiro esquerdo e foi obrigado a abandonar a prova.

Button, por sua vez, foi obrigado a entrar nos boxes para verificar o carro e aproveitou para colocar pneus intermediários. Como Hamilton abandonou o carro em um ponto perigoso da prova, o safety-car foi novamente enviado para a pista, onde se manteve por três voltas. Neste momento da prova, as posições apareciam assim: Vettel, Alonso, Massa, Rosberg, Schumacher, Kobayashi, Heidfeld, Petrov, Webber e Di Resta.

Assim que foi dada a relargada, os comissários confirmaram um drive-through ao Button, por excesso de velocidade durante o primeiro período do safety-car, nas primeiras voltas da corrida. Com pneus intermediários, Button seguiu num ritmo muito forte de corrida, voltando dos boxes e em meio de meia volta ganhando três posições, em cima de Barrichello, Sutil e Maldonado. O bom rendimento do inglês fez Barrichello também entrar para calçar os intermediários.

Na volta 18, foi a vez de Alonso fazer seu pit, mostrando que as grandes iriam iniciar seu pit. Não bastou muito, e uma volta depois voltou a chover forte novamente na pista canadense, mudando novamente toda a história da corrida, já que Vettel, na ponta, seguido de Massa, se mantinham de pneus de chuva forte. Alonso e Button, por exemplo, tiveram que fazer um novo pit para colocar novamente pneu de chuva forte.

O safety car foi enviado para a pista, devido à condição da pista. Vettel e Massa decidiram fazer um pit para colocar pneus de chuva novos. Com o SC na pista, as posições se realinharam assim: Vettel; Kobayashi (sem parada); Massa; Heidfeld, Petrov e Di Resta (sem paradas); Webber; Alonso; De la Rosa; e Button. Via rádio, Vettel reclamava bastante que a pista estava impossível de pilotar.

Na volta 25, a direção da prova decidiu pela bandeira vermelha, devido a forte chuva que atingia o circuito. Os carros alinharam novamente no grid, na posição de pista, aguardando o tempo melhorar. A corrida foi reiniciada apenas às 16h50, no horário de Brasília, depois de mais de uma hora de interrupção e foi iniciada atrás do safety-car.

Depois de cinco voltas com o carro de segurança na pista, foi dada bandeira verde, com maioria dos pilotos imediatamente puxando para os boxes para colocar pneus intermediários, devido a melhoria das condições da pista. Na disputa entre Button e Alonso, o espanhol da Ferrari levou a pior, tendo que abandonar a prova, enquanto o inglês foi para o boxe com um furo no pneu dianteiro. O toque provocou uma nova entrada do safety car, que ficou pouco tempo na pista.

Com 44 voltas completadas, depois da saída do safety-car, os dez primeiros eram na sequência: Vettel, Kobayashi, Massa, Heidfeld, Schumacher, Webber, Petrov, Sutil, Barrichello e Maldonado. Andando muito forte, Schumacher ganhou a posição para cima de Heidfeld, no mesmo momento que a FIA liberou o uso da asa móvel, proibida por conta da chuva.

Na volta 51, Webber e Barrichello puxaram para o pit e resolveram arriscar pneus slicks. Lá na frente, Massa se atrapalhava com Kobayashi, enquanto Schumacher aproveitava a chance e ganhava as duas posições, assumindo o segundo posto. Massa veio na cola e pulou para terceiro. A sequência de pits mexeu com as posições, no momento que Massa perdia sua asa ao tocar em um retardatário.
Após as paradas, os primeiros colocados eram: Vettel, Schumacher, Webber, Button, Kobayashi, Heidfeld, Petrov, Barrichello, Alguersuari e Rosberg. Detritos logo após a curva dois provocaram mais uma intervenção do safety-car. Neste momento uma cena curiosa: um dos fiscais que entrou na pista para limpar os detritos, caiu e quase foi atingido pelo Kobayashi.

O carro de segurança saiu na volta 61, restando nove giros para o final da prova. Na frente, Schumacher era seguido de perto por Webber e Button, que tentavam ganhar a posição para cima do alemão. Webber errou na entrada da reta principal, cortou a chicane, e foi ultrapassado por Button, na volta 64. Na passagem seguinte, o inglês definiu a segunda posição para cima do Schumacher, partindo para cima do Vettel nas voltas finais. Na disputa pelo terceiro lugar, o Webber ganhou a posição para cima do Schumacher.

Acha que acabou? Na última volta, pressionado por Button, Vettel deu uma escapada de traseira e viu o inglês da McLaren assumir a ponta para vencer a prova. Quem também fez um grande final de prova foi Massa, que após a saída do safety-car estava em nono e completou em sexto, passando Kobayashi na linha de chegada.

A temporada

A Fórmula 1 volta dentro de duas semanas, no dia 23 de junho, com os primeiros treinos para o GP da Europa, que será disputado no circuito de Valência, na Espanha.

Confira o resultado do GP do Canadá:

1) Jenson Button (ING/McLaren), 6 pit-stops
2) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 3
3) Mark Webber (AUS/Red Bull), 3
4) Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP), 4
5) Vitaly Petrov (RUS/Renault), 2
6) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 4
7) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), 2
8) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 3
9) Rubens Barrichello (BRA/Williams), 4
10) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 4
11) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP), 4
12) Pedro de la Rosa (ESP/Sauber), 2
13) Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania), 3
14) Narain Karthikeyan (IND/Hispania), 2
15) Jerome d’Ambrosio (BEL/Virgin), 5
16) Timo Glock (ALE/Virgin), 2
17) Jarno Trulli (ITA/Lotus), 4
OUT) Nick Heidfeld (ALE/Renault), 2
OUT) Pastor Maldonado (VEN/Williams), 5
OUT) Paul di Resta (ESC/Force India), 4
OUT) Adrian Sutil (ALE/Force India), 3
OUT) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 2
OUT) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), 1
OUT) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 0







Comments are Closed