Prefeitura de Itaperuna deixa faltar médicos nos postos e medicamentos básicos na Farmácia do SUS

A situação cada dia está mais crítica para quem necessita de atendimento na saúde do município de Itaperuna. Apesar das promessas que tudo estaria solucionado em pouco tempo quanto a regularização de distribuição de medicamentos, atendimento médico e exames nada mudou em 2011. Quem consegue ser atendido e procura a farmácia da Prefeitura sempre recebe o “não tem” como resposta.
Na semana passada estava faltando medicamentos como Carbamazepina, Fenobarbital, Amoxilina, entre muitos outros. Neste período onde a temperatura é baixa e ocorre um número elevado de resfriado estava faltando até xarope para que procurava.
“Nós não sabemos quando chegarão os medicamentos, já foi pedido, mas não temos uma data certa para chegar, tem que esperar volta aqui na semana que vem”, esta parece ser uma resposta padrozizada para quase todos que chegam à procura de algum medicamento na farmácia da Prefeitura de Itaperuna.

No posto de saúde também a situação está uma calamidade se alguém necessita de certos médicos. Alguns pacientes têm que dormir na fila nas baixas temperaturas enfrentando até 12 graus na madrugada para tentar uma consulta que as vezes é marcada para uma data bem posterior e tem que torcer para que no dia o médico compareça.
“Eu venho e tenho que dormir na fila, se não for assim não consigo marcar consulta. Teve uma vez que consegui para 20 dias depois e quando cheguei não tinha médico mais foi remarcada a consulta para 15 dias depois”, disse aflita a senhora JLC de 78 anos e que sofre de hipertensão.
A proporção de itaperunenses diagnosticados com hipertensão arterial aumentou nos últimos anos, passando de 21,6% como a média nacional e os medicamentos que nos governos anteriores eram levados em casa agora nem tem para entregar na farmácia da Prefeitura de Itaperuna.
O outro caso é para quem necessita de um médico psiquiatra não conseguem marcar consultas no Centro de Saúde.
“Eu estou cansada de vir aqui e não tem médico psiquiatra, eu estou sem tomar medicamento deste que o Dr. Patrick deixou o posto e não teve mais médico para o atendimento”, disse MCD de 50 anos que faz uso de medicamentos controlados e que não consegue atendimento já faz 6 meses.
Para quem quer marcar uma consulta para um Psiquiatra, Cardiologista ou um ortopedista, não consegue sequer marcar a consulta médica porque não tem médico fazendo o atendimento. O mesmo problema está sendo enfrentado pelos pacientes que procuram os sub-postos dos bairros ou dos distritos.
“Não adianta nem entrar na fila se quiser médicos Cardiologista, Psiquiatra ou Ortopedista porque não temos médicos atendendo nesta área. O Paulada está tentando colocar médico aqui, mas os que passaram no concurso não querem vir por causa do salário”, disse um funcionário da Prefeitura de Itaperuna.
Outro problema é para quem tem que fazer um exame médico. Os hospitais não estão mais atendendo. Tem exames que já atingiram o limite da cota e quem quiser marcar deve procurar somente a partir de outubro para fazer no ano que vem.
“Eu fui encaminhado para fazer uma endoscopia e não consigo marcar. Só marca a partir de setembro e estou com uma doença gástrica e não tenho como pagar e já nem sei quem procuro o secretário nem atente a gente, está sempre em reunião ou viajando”, disse um paciente.
O secretário de Saúde foi procurado para falar sobre a situação, mas estava em viagem e não tinha ninguém autorizado para dar entrevista.
A esperança é de que uma solução para o atendimento médico em geral possa ocorrer o mais breve possível, pois já faz mais de 12 meses que Itaperuna está enfrentando este problema e que ninguém toma uma providência a não ser a famosa promessa para os próximos meses.
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed