Main Menu

Prefeitura de Natividade cria plano de saúde para todo cidadão natividadense


Prefeitura de Natividade implanta o melhor projeto de saúde do estado do Rio de Janeiro
Prefeitura de Natividade implanta o melhor projeto de saúde do estado do Rio de Janeiro

A Prefeitura de Natividade deu mais um passo para a revitalização da saúde pública na cidade. O Governo Municipal lança este mês o projeto do Cartão Bem Viver. Com ele, crianças, jovens, adultos e idosos de Natividade terão à disposição o mais completo programa de saúde promotiva do Brasil. Seu objetivo é unificar e centralizar informações no atendimento ao cidadão nas unidades municipais de saúde, oferecendo ações sociais, culturais, esportivas e de geração de renda à população.

Com o Cartão Bem Viver, a Prefeitura de Natividade inaugura uma nova era da saúde pública no município. A partir de agora, todo o sistema de saúde do município será informatizado, facilitando o processo de agendamento de consultas e a redução das filas de espera, bem como a criação de um banco de dados com todo o histórico médico do paciente. As unidades de saúde, educação, assistência social trabalharão integradas para a promoção da qualidade de vida de toda a população.

Para o prefeito Tatinho, toda a estrutura do município deve trabalhar de forma integrada para oferecer um serviço público de alta qualidade. “É com enorme felicidade que apresentamos à população o Cartão Bem Viver. Mais uma vez, Natividade sai na frente ao adotar um modelo de saúde pública voltada para a promoção da qualidade de vida. Para nós, este projeto representa o compromisso assumido com os cidadãos natividadenses de promover o desenvolvimento do município. E não há desenvolvimento e progresso que não comece pelas pessoas”, afirma.

Benefícios do Cartão Bem Viver

O Cartão Bem Viver reúne em um único projeto todos os benefícios que o mais completo programa de saúde promotiva do Brasil pode oferecer. A começar pelo atendimento personalizado nas unidades de média e alta complexidade do Hospital São José do Avaí e do Hospital das Clínicas, em Itaperuna. Graças aos convênios que estão sendo firmados pela Prefeitura Municipal, toda a população de Natividade receberá atenção integrada nos moldes dos planos de saúde particulares.

A saúde pública do município também passará por uma transformação. A Secretaria de Saúde, os PSFs e o Hospital serão integrados através de um sistema de informação, possibilitando agilidade no agendamento de consultas, eliminação das filas e maior eficiência nos investimentos públicos. Além disto, o Cartão Bem Viver trabalhará o conceito de promoção da qualidade de vida, integrando as unidades de saúde, educação, assistência social do município para o desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, sociais e de geração de renda. Afinal, promover a saúde é promover o estado de completo bem-estar físico, mental e social.

Como funcionará

O Cartão Bem Viver terá a mesma numeração do Cartão Nacional de Saúde, sendo ambos válidos e aceitos em todo o território nacional. Além de registrar todo o histórico médico do paciente, o Cartão possibilitará a oferta de novos serviços aos usuários. Através dele, o Governo Municipal terá a possibilidade de aperfeiçoar as políticas públicas, baseando suas ações nas reais necessidades dos cidadãos.

No âmbito tecnológico, a automatização das informações permitirá, por exemplo, a agilização nas marcações de consultas e exames, que poderão ser feitas online ou através de um terminal de pronto atendimento na própria Secretaria de Saúde. Com a informatização deste banco de dados, todo atendimento feito pelo usuário do Sistema Único de Saúde, em qualquer unidade do município, será registrado em um cadastro único: consultas médicas, exames, medicamentos retirados das farmácias dos postos e vacinas, entre os outros serviços ofertados pelo programa.

Se, sob o aspecto da saúde pública, seu objetivo é unificar e centralizar informações no atendimento ao cidadão nas unidades municipais de saúde, pelo caráter da promoção da saúde, seu papel é, também, oferecer ações sociais, culturais, esportivas e de geração de renda à população, possibilitando, assim, a redução do índice de reconsultas, recidivas e até mesmo do agravamento das patologias e prevenção de sequelas efetivamente diagnosticadas.

Com o Cartão Bem Viver, a população de Natividade terá uma assistência integrada das diversas áreas de atuação do governo municipal para a melhoria da qualidade de vida. Todos os serviços oferecidos estarão inseridos no contexto de promoção da saúde, a fim de assegurar que o cidadão esteja amparado em todas as suas necessidades básicas.

Promoção da saúde pública

Existe uma diferença conceitual em relação à prevenção e promoção, conceitos estes muitas vezes considerados sinônimos ou equivalentes. Enquanto a prevenção assume um caráter provisório, a promoção da saúde é permanente e visa a erradicação de ocorrência de agravos médicos.

Assim, a promoção da saúde visa resgatar um dos principais objetivos da Saúde Pública, ou da saúde coletiva, quer seja, não apenas afastar a doença do indivíduo, mas tomar como seu objetivo fundamental a atuação sobre os determinantes das doenças.

A estrutura de serviços do Cartão Bem Viver está baseada nos serviços públicos de saúde disponíveis no município. A partir deles, tem-se a criação de uma série de demandas de outros serviços em áreas distintas e, ao mesmo tempo, complementares. O importante é perceber que todos os aspectos levam para a atenuação das demandas no serviço público de saúde através da promoção da qualidade de vida.

Um idoso em situação de vulnerabilidade social poderá, por exemplo, desenvolver uma atividade de geração de renda, participar de um grupo cultural de dança ou praticar um esporte como forma de reinserção na sociedade. Já um estudante poderá necessitar de uma atividade em grupo para melhorar seu rendimento escolar ou até mesmo ampliar sua capacidade respiratória recomendada por orientação médica.

Quem pode fazer o Cartão Bem Viver

O Cartão Bem Viver é um benefício para toda a população de Natividade. Para se cadastrar, basta apresentar os seguintes documentos: CPF, identidade, título de eleitor e comprovante de residência. Os menores de idade devem ser acompanhados pelos seus responsáveis.

Onde fazer seu Cartão Bem Viver

Os pontos para o cadastramento no Cartão Bem Viver são: Secretaria Municipal de Saúde, Hospital de Natividade, Ganha Tempo, PSF Ourânia e PSF Querendo. O horário é de 8h às 17h.

O Cartão Bem Viver chegará na sua casa

Após o cadastramento, o cidadão natividadense receberá em casa, com toda comodidade, o Cartão Bem Viver. A partir de então, ele estará apto a se valer todos os benefícios que o mais completo programa de saúde promotiva do Brasil pode oferecer.

O Cartão Bem Viver é válido em todo território nacional porque tem o mesmo número da carteira do Sistema SUS, podendo substituí-la em caso de perda ou a sua falta.

Em caso de perda ou roubo do Cartão Bem Viver, informe imediatamente a Secretaria de Saúde ou o órgão competente para imediata substituição.

Fique atento a sinalização dos locais onde o Cartão Bem Viver poderá ser utilizado, pois haverá sempre uma placa indicando a possibilidade de sua utilização.







Comments are Closed