Main Menu

Preso chefe do tráfico da Mangueira


Polícia prende Fábio da Cruz (blusa cinza) e Jorge Silveira dos Santos chefe do tráfico da Mangueira - Foto: Ignácio Ferreira
Polícia prende Fábio da Cruz (blusa cinza) e Jorge Silveira dos Santos chefe do tráfico da Mangueira - Foto: Ignácio Ferreira

A Polícia Civil apresentou, nesta quarta-feira (29/06), um dos principais chefes do tráfico de drogas da Mangueira, Jorge Silveira dos Santos, conhecido com Jorginho Branco. Ele foi preso pela equipe do delegado Luiz Antônio Ferreira, chefe titular da 73ª Delegacia de Polícia, em Neves, na noite de ontem, quando saía de um prédio residencial na Rua Barão de Mesquita, na Tijuca.

Segundo o delegado, a investigação contou com apoio dos moradores da comunidade do Morro da Coruja, dominada pela mesma facção criminosa que controlava o tráfico na Mangueira, que tinha como chefe Alexander Mendes da Silva, o Polegar, cunhado de Jorge. Com a ocupação, a droga e as armas estavam sendo transferidas para a favela de São Gonçalo, chefiada por Maicon, o Gaguinho, comparsa de Polegar,

Terceiro homem da hierarquia do tráfico na Mangueira, Jorge estava foragido desde março de 2011, quando recebeu progressão da pena pelo sequestro do filho do empresário Eduardo Eugênio, ex-presidente da Firjan, em 1995. Condenado a 37 anos de cárcere privado, ele cumpriu apenas 17. Há outros oito mandados expedidos contra ele, que somam 70 de prisão.

– Jorginho Branco tem 40 anos, anda com documentos legais e não porta armas. Ele é cabeça pensante da organização, responsável pela venda de cocaína na comunidade. Depois da ocupação, ele se mudou para a casa de uma senhora de 60 anos, chamada Sheila, que tem antecedentes por receptação de drogas – afirmou o delegado.

Além de dona do apartamento onde Jorge vivia há nove dias e do carro usado por ele, Sheila é tia de Fábio Roberto da Cruz, 34 anos, que foi preso por favorecimento pessoal e será indiciado por associação ao tráfico. Ele também tinha antecedentes por receptação e porte ilegal de arma.

A chefe da Polícia Civil, delegada Martha Rocha, disse que a operação foi bem sucedida e é mais um resultado positivo do trabalho de investigação, prioridade da corporação.

– Esperamos que as denúncias feitas pela população nos ajudem a chegar ao Polegar. Vamos continuar investigando e monitorando os envolvidos e, no tempo certo, daremos as respostas para a sociedade – disse.

Com os criminosos foram apreendidos telefones celulares e dois carregadores de pistola. Jorge será reencaminhado ao sistema penitenciário pela Secretaria de Administração Penitenciária e Fábio responderá ao processo em liberdade, pois não houve flagrante.









Comments are Closed