Chávez informa que está com câncer e está em tratamento em Havana

Na noite desta quinta-feira (30/06) o presidente venezuelano, Hugo Chávez, de 56 anos, usou a TV para fazer um pronunciamento onde disse que teve um câncer diagnosticado durante exames médicos feitos em Cuba. No discurso, Chávez lamentou que estivesse, durante um longo período, “negligenciando sua saúde”. Nos exames ficou constatado que o presidente da Venezuela teve um tumor maligno o qual foi retirado com sucesso numa segunda cirurgia.
Foi a primeira aparição pública de Chávez desde a cirurgia à qual foi submetido em 10 de junho para remover um abcesso pélvico. O presidente garantiu que se mantém “informado e à frente das ações do governo, em comunicação permanente com o vice-presidente Elías Jaua e toda a equipe de governo”. Chávez justificou assim a decisão de não entregar o governo ao vice-presidente, como determina a Constituição, mas não revelou quando regressará à Venezuela.
Saúde de Chávez leva Venezuela a suspender cúpula
O governo da Venezuela anunciou ontem (29) à noite a suspensão da cúpula de lançamento da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). A reunião estava marcada para o próximo dia 5. O cancelamento foi motivado pelo estado de saúde do presidente venezuelano, Hugo Chávez. A presidenta Dilma Rousseff havia confirmado presença no encontro.
Em comunicado, o governo informa que Chávez está sendo submetido “a um processo de recuperação” e “tratamento médico sumamente estrito”. Acrescenta que “por essa razão de força maior”, o governo argumenta ter consultado os demais países e decidido, em comum acordo, adiar a realização da cúpula para o segundo semestre deste ano.
Desde o último dia 10, o presidente venezuelano está internado em Havana, Cuba, após uma cirurgia de urgência para a retirada de um abcesso na região pélvica. O estado de saúde dele gera uma série de especulações por causa da ausência de informações detalhadas.
A cúpula estava marcada para ocorrer na Ilha Margarita, no Norte do país. A Celac, bloco regional que exclui os Estados Unidos e o Canadá, passou a ser prioridade da agenda política do governo Chávez.
A cúpula foi suspensa horas depois da transmissão de um vídeo em que Chávez aparece ao lado do ex-presidente cubano Fidel Castro. Nas imagens, o venezuelano está mais magro. Não há som ambiente no vídeo, apenas uma música cubana de fundo.
Related News
36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More
Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More

Comments are Closed